limpar filtros
Questões por página:
O sistema da ONG Bioma tem como finalidade catalogar as espécies de árvores relacionando a mata onde foram identificadas. Uma espécie de árvore existe em uma ou várias matas e as matas podem conter várias espécies de árvores. O SGBD utilizado é Oracle.
O modelo a seguir apresenta a relação entre as entidades Arvore e Mata, assim como seus atributos e cardinalidades.

Imagem associada para resolução da questão

O usuário Kadu solicita ao DBA Caue uma visão das espécies de árvores, biomas e a data que foram identificadas. Como não é permitida a criação de VIEWs no esquema das tabelas do sistema, o DBA cria o objeto abaixo em seu próprio esquema:

CREATE OR REPLACE VIEW arvoreBioma AS
SELECT a.nomeEspecie, m.bioma FROM owner.arvore a, owner.mata m, owner.identificado i
WHERE a.idArvore = i.idArvore AND
m.idMata = i.idMata

Para que Kadu possa ter permissão de seleção na VIEW,
A tabela PUBSTREAM registra os usuários de uma plataforma de streaming de filmes escolhendo seus filmes favoritos.
Imagem associada para resolução da questão


As colunas UsrID e FilmeID compõe a chave primária da tabela.
Cada usuário possui um identificador único UsrID e um nome UsrNome.
Cada filme possui um identificador único FilmeID e um nome FilmeNome.
Cada gênero possui um identificador único GenID e um nome GenNome.
O dia em que o usuário "favorita" o filme é registrado na coluna DTFavorito.

A tabela apresentada está desnormalizada. Considerando as dependências funcionais, assinale a opção que descreve a passagem corretamente à terceira forma normal (3FN).
O particionamento em um SGBD geralmente é empregado em tabelas com grande volume de dados. Como resultado desse processo são gerados conjuntos menores de dados. Essa configuração pode contribuir para melhor desempenho de consultas.
Considere que, no banco de dados do sistema financeiro da empresa XPTO, exista uma tabela chamada Fatura. Essa tabela possui bilhões de tuplas e não está particionada. O Analista de banco de dados propõe particionar a tabela Fatura utilizando a coluna Ano.
O SGBD utilizado para gerenciar o banco de dados do sistema é o SQL Server. Com relação aos itens que devem ser cumpridos para realizar o particionamento da tabela, analise as afirmativas a seguir:
I. Os componentes fundamentais para particionar a tabela são: elaborar uma função de partição, criar um esquema de partição, especificar novo grupo de arquivos no banco de dados, criar arquivos de dados para cada ano e criar índice clusterizado contendo a coluna utilizada para o particionamento.
II. A função de partição com RANGE RIGHT sobre uma coluna datetime ou datetime2 indica que as tuplas registradas meia noite ficaram em outra partição, ou seja, sendo o primeiro elemento da fragmentação seguinte.
III. A função de partição não permite parâmetro de input dos tipos de dados varchar ou nvarchar.
IV. Se não for especificado o método adotado para criar os intervalos de fragmentação na função de partição por padrão é adotado o RANGE LEFT.
Está correto o que se afirma em
Os executivos responsáveis por uma empresa decidiram, recentemente, migrar toda sua força de trabalho para o modelo de home-office. Para facilitar essa migração, os serviços de diretório de identidades e armazenamento de arquivos foram migrados para provedores de serviços externos (nuvem pública), em que os usuários têm acesso diretamente aos serviços, sem necessidade de estar na rede da empresa.
Nesse sentido, assinale a opção que indica a ação efetiva para prover visibilidade sobre o uso dos serviços externos; controle sobre os cumprimentos das políticas de segurança da informação; e proteção contra vazamento de identidades.
Nos últimos anos, a adoção de ambientes em nuvem cresceu expressivamente. Modelos de serviço em nuvem facilitam a criação de soluções tecnológicas modernas de maneiras diferentes.
A seguir, estão listadas algumas características de um desses modelos.
I. O provedor de nuvem fica responsável pelo gerenciamento da infraestrutura de servidores, sistemas operacionais, atualizações e outras tarefas administrativas.
II. Acessível pela internet por meio do navegador web.
III. Permite equipes de desenvolvimento colaborarem em todo o ciclo de vida de um aplicativo, incluindo codificação, integração, teste, entrega, implantação e feedback.
As características descritas referem-se a