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Sobre o manejo de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A palmilha ortopédica é um tipo de órtese e sua higienização frequente deve ser feita com água e sabão ou álcool gel.

( ) Muleta é um tipo de prótese que não precisa ser usada em pares, e seu uso visa proteger os membros inferiores que estejam lesionados.

( ) O Andador é um meio auxiliar de locomoção utilizado por alunos com problemas sérios de equilíbrio e que, embora de estrutura leve, pode fatigar seu usuário.


As afirmativas são, respectivamente,

Imagem associada para resolução da questão


Em um curso de capacitação para cuidadores escolares, o instrutor exemplifica o modo adequado de executar as manobras de transferência de aluno cadeirante, para evitar

O manejo correto de aparelhos respiratórios evita infecções. Assinale a opção que apresenta o procedimento inadequado na higienização de copo e máscara de inalador utilizados eventualmente pelos alunos.

Com relação às noções gerais de padrões respiratórios e de assistência à ventilação com as quais o cuidador escolar deve estar familiarizado, analise as afirmativas a seguir.


I. A observação de padrões respiratórios é fundamental para informar os gestores da escola em caso de uma emergência.

II. A utilização de oxímetro é indicada para verificar o nível de oxigenação, quando o aluno apresenta sinais de dispneia.

III. A fisioterapia respiratória deve ser realizada em aluno com comprometimento pulmonar mediante ventilação mecânica invasiva.


Está correto o que se afirma em

“Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

(Art.2 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência,2015.)


Com base no conceito de “pessoa com deficiência” referido acima, leia as práticas descritas a seguir:


1. Providenciar rampas, banheiros adaptados, plataformas elevatórias, piso tátil, entre outros.

2. Implantar processos de diversificação curricular, flexibilização do tempo e formas de conceber a aprendizagem e a avaliação.


Essas práticas atendem, respectivamente, aos seguintes tipos de acessibilidade: