Questões do concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT - 2023 - Prefeitura de Cuiabá - MT - 2022 - Edital nº 1 - SMS
limpar filtros
1.680 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 336
Questões por página:
Questões por página:
A Portaria nº 1.914, de 9 de agosto de 2011 aprova a Classificação de Risco dos Agentes Biológicos elaborada em 2010, pela Comissão de Biossegurança em Saúde (CBS), do Ministério da Saúde. Os riscos biológicos podem ser classificados de acordo com o risco que eles apresentam para o profissional/indivíduo, meio ambiente e comunidade. Assinale a alternativa que apresenta a qual classe pertence o Schistosoma mansoni.
O conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, mitigar ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam interferir ou comprometer a qualidade de vida, a saúde humana e o meio ambiente. Caracteriza-se como estratégica e essencial para a pesquisa e o desenvolvimento sustentável sendo de fundamental importância para avaliar e prevenir os possíveis efeitos adversos de novas tecnologias à saúde. Esse conjunto de ações denomina-se:
A base da pesquisa científica de qualidade é um bom delineamento de estudo, e a definição do tipo de estudo é fundamental neste processo. O pesquisador para planejar um experimento, deve seguir a seguinte lógica de raciocínio: escolher entre os diversos tipos de pesquisa, aquela que se enquadra melhor nos seus objetivos e na população a ser estudada e delinear corretamente o estudo para responder à pergunta de pesquisa. Existem alguns tipos de estudo principais. Analise o exemplo de pesquisa a seguir:
Em 1986 teve início um estudo no convento das irmãs da Escola de Notre Dame. Como característica geral e obrigatória das pessoas que desejavam ingressar nessa congregação estava a vocação religiosa, o fato de serem solteiras e celibatárias por decisão pessoal, voluntária e independente e, serem graduadas em cursos de pedagogia, exercendo a profissão de professoras em escolas católicas. Somando-se a isto, a característica de que todas as participantes têm uma vida diária intensamente ativa, com atividades de ensino associados aos trabalhos do convento, que vão desde os serviços de cozinha, costura, jardinagem e horticultura, assim como, atividades de lazer que demandam de atividade intelectual intensa, como jogos de cartas aos mais diversos. O Epidemiologista e professor de Neurologia Drº David Snowdon, iniciou o estudo da doença de Alzheimer, buscando aprender por que o cérebro se deteriora com a idade em algumas pessoas e em outras não. As freiras foram acompanhadas por mais de 30 anos e o estudo tornou-se um dos mais importantes do mundo sobre envelhecimento e doença de Alzheimer porque utiliza informações obtidas antes do início dos sintomas da doença.
Pode-se dizer que o estudo descrito no exemplo acima é do tipo:
Em 1986 teve início um estudo no convento das irmãs da Escola de Notre Dame. Como característica geral e obrigatória das pessoas que desejavam ingressar nessa congregação estava a vocação religiosa, o fato de serem solteiras e celibatárias por decisão pessoal, voluntária e independente e, serem graduadas em cursos de pedagogia, exercendo a profissão de professoras em escolas católicas. Somando-se a isto, a característica de que todas as participantes têm uma vida diária intensamente ativa, com atividades de ensino associados aos trabalhos do convento, que vão desde os serviços de cozinha, costura, jardinagem e horticultura, assim como, atividades de lazer que demandam de atividade intelectual intensa, como jogos de cartas aos mais diversos. O Epidemiologista e professor de Neurologia Drº David Snowdon, iniciou o estudo da doença de Alzheimer, buscando aprender por que o cérebro se deteriora com a idade em algumas pessoas e em outras não. As freiras foram acompanhadas por mais de 30 anos e o estudo tornou-se um dos mais importantes do mundo sobre envelhecimento e doença de Alzheimer porque utiliza informações obtidas antes do início dos sintomas da doença.
Pode-se dizer que o estudo descrito no exemplo acima é do tipo:
O Projeto de Pesquisa deve ser um roteiro para a elaboração de pesquisa em uma determinada área, que possibilita a produção do conhecimento e sua sistematização sobre o tema específico a ser abordando. O tema abordado deve constituir-se no objeto de estudo da pesquisa. Sobre a seção “Objetivos”, analise as afirmativas a seguir.
I. A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica. II. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. III. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos.
Assinale a alternativa correta.
I. A apresentação dos objetivos varia em função da natureza do projeto. Nos objetivos da pesquisa cabe identificar claramente o problema e apresentar sua delimitação. Apresentam-se os objetivos de forma geral e específica. II. O objetivo geral define o que o pesquisador pretende atingir com sua investigação. III. Os objetivos específicos definem etapas do trabalho a serem realizadas para que se alcance o objetivo geral. Podem ser: exploratórios, descritivos e explicativos.
Assinale a alternativa correta.
Um projeto de pesquisa é, segundo a ABNT, uma descrição da estrutura de um empreendimento a ser realizado. O projeto de pesquisa é, portanto, um documento que irá apresentar os planos para o desenvolvimento de possíveis atividades realizadas durante a pesquisa. Ele não é a sua pesquisa final, mas um planejamento do que você pretende desenvolver. Uma das informações que deve constar na seção "Material e métodos" de um projeto de pesquisa é: