Questões do concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI - 2023 - Prefeitura de Canto do Buriti - PI - 2023 - Edital nº 1
limpar filtros
340 Questões de concurso encontradas
Página 38 de 68
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Psicologia
Existem três perspectivas teóricas sobre afetividade no trabalho. São elas traços afetivos-emocionais, atitudes e estados afetivo-emocionais. Sobre estas perspectivas é correto afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Psicologia
Em um processo de seleção, qual é a forma mais eficaz de analisar um(a) candidato(a)?
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Psicologia
O declínio na saúde mental não é típico na terceira idade, contudo, os transtornos mentais que efetivamente ocorrem em adultos mais velhos tendem a ter consequências devastadoras. Das afirmativas abaixo é incorreto afirmar que:
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Psicologia
O processo Psicodiagnóstico é um processo científico e, como tal, parte de perguntas específicas, cujas respostas prováveis se estruturam na forma de hipóteses que serão confirmadas ou não através dos passos seguintes do processo. Sobre os passos do Processo Psicodiagnóstico é correto afirmar:
Concurso:
Prefeitura de Canto do Buriti - PI
Disciplina:
Psicologia
Os estudiosos do Desenvolvimento oferecem muitas explicações ou teorias sobre por que as pessoas comportam-se da maneira como o fazem. Sobre as perspectivas teóricas do desenvolvimento humano listadas abaixo, julgue V para Verdadeiro ou F para Falso e marque a alternativa que corresponde à sequência do correto julgamento feito:
( ) Pela perspectiva da Aprendizagem, a teoria do Behaviorismo ou teoria tradicional da aprendizagem (Pavlov, Skinner, Watson), tem como crença básica que as pessoas são respondedoras, ou seja, o meio controla o comportamento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são procedimentos (experimentais) rigorosos e científicos.
( ) Pela perspectiva Cognitiva, a teoria dos estágios cognitivos de Piaget, tem como crença básica as mudanças qualitativas no pensamento entre a primeira infância e a adolescência. A pessoa é um iniciador ativo do desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são entrevistas flexíveis, observações meticulosas.
( ) Pela perspectiva Psicanalítica, a teoria Psicossexual de Freud, tem como crença básica que o comportamento é controlado por impulsos inconscientes poderosos. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação clínica.
( ) Pela perspectiva Contextual, a teoria Sociocultural de Vygotsky tem como crença básica que o contexto sociocultural de uma criança tem impacto importante no desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são pesquisa intercultural, observação da criança interagindo com pessoa mais competente.
( ) Pela perspectiva Etológica, a teoria do Apego de Erikson e Miller, tem como crença básica que os seres humanos têm mecanismos adaptativos para sobreviver; ênfase nos períodos críticos ou sensíveis; base biológica e evolutiva do comportamento e predisposição para a aprendizagem são importantes. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação naturalista e laboratorial.
( ) Pela perspectiva da Aprendizagem, a teoria do Behaviorismo ou teoria tradicional da aprendizagem (Pavlov, Skinner, Watson), tem como crença básica que as pessoas são respondedoras, ou seja, o meio controla o comportamento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são procedimentos (experimentais) rigorosos e científicos.
( ) Pela perspectiva Cognitiva, a teoria dos estágios cognitivos de Piaget, tem como crença básica as mudanças qualitativas no pensamento entre a primeira infância e a adolescência. A pessoa é um iniciador ativo do desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são entrevistas flexíveis, observações meticulosas.
( ) Pela perspectiva Psicanalítica, a teoria Psicossexual de Freud, tem como crença básica que o comportamento é controlado por impulsos inconscientes poderosos. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação clínica.
( ) Pela perspectiva Contextual, a teoria Sociocultural de Vygotsky tem como crença básica que o contexto sociocultural de uma criança tem impacto importante no desenvolvimento. As técnicas utilizadas nesta perspectiva são pesquisa intercultural, observação da criança interagindo com pessoa mais competente.
( ) Pela perspectiva Etológica, a teoria do Apego de Erikson e Miller, tem como crença básica que os seres humanos têm mecanismos adaptativos para sobreviver; ênfase nos períodos críticos ou sensíveis; base biológica e evolutiva do comportamento e predisposição para a aprendizagem são importantes. A técnica utilizada nesta perspectiva é a observação naturalista e laboratorial.