627 Questões de concurso encontradas
Página 46 de 126
Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O concreto com armadura ativa pré-tracionada (protensão com aderência inicial) é o concreto protendido em que o préalongamento da armadura ativa é feito utilizando-se apoios independentes do elemento estrutural, antes do lançamento do concreto, sendo a ligação da armadura de protensão com os referidos apoios desfeita após o endurecimento do concreto. Nesse contexto, a ancoragem no concreto realizase só por aderência.
II. O concreto com armadura ativa pós-tracionada sem aderência (protensão sem aderência) é o concreto protendido em que o pré-alongamento da armadura ativa é realizado após o endurecimento do concreto, sendo utilizados, como apoios, partes do próprio elemento estrutural, mas não sendo criada aderência com o concreto, ficando a armadura ligada ao concreto apenas em pontos localizados.
III. O escoramento (cimbramento) é a estrutura provisória (quando houver necessidade), destinada a auxiliar as pré-lajes a suportar a carga de trabalho durante a montagem da laje e durante o período de cura do concreto complementar lançado na obra.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A capacidade resistente consiste basicamente na segurança contra infiltrações e contra a ação de sais em uma estrutura metálica. Esse conceito é determinante para a escolha dos vernizes e tintas utilizados na proteção dessas estruturas, a fim de reduzir a corrosão.
II. As pré-lajes, denominadas pela sigla PLT (pré-laje treliçada) e PLP (pré-laje protendida), são placas com espessura de 3,0 cm a 5,0 cm e larguras padronizadas. São constituídas por concreto estrutural, executadas industrialmente fora do local de utilização definitivo da estrutura, ou mesmo em canteiros de obra, sob rigorosas condições de controle de qualidade. Elas englobam total ou parcialmente a armadura inferior de tração, integrando a seção de concreto da nervura.
III. No concreto estrutural, a armadura passiva é aquela usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente alongada. Em geral, as armaduras passivas são empregadas em projetos de colunas definitivas, lajes parametrizadas e paredes de convecção.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A armadura complementar é aquela adicionada na obra, quando dimensionada e disposta de acordo com o projeto da laje. A armadura transversal, nesse contexto, é aquela que compõe a armadura inferior das nervuras transversais de travamento (quando houver necessidade).
II. No contexto do concreto estrutural, uma junta de dilatação parcial designa uma redução de espessura igual ou maior a 5% da seção de concreto.
III. O estado limite último é o estado limite relacionado ao colapso, ou a qualquer outra forma de ruína estrutural, que viabiliza o uso da estrutura para fins diversos.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. No caso de o órgão público não dispor de corpo técnico especializado, ele deverá fazer uma licitação específica para contratar uma empresa para elaborar o projeto básico. O edital para contratação desse projeto deverá conter, entre outros requisitos, o orçamento estimado dos custos dos projetos e o seu cronograma de elaboração.
II. A elaboração dos projetos de empreendimentos públicos, além de observar as características e condições do local de execução dos serviços ou obra e seu impacto ambiental, tem de violar os requisitos de segurança, de funcionalidade e de adequação ao interesse público.
III. O projeto básico é o elemento mais importante na execução de obra pública. As falhas em sua definição ou constituição podem dificultar a obtenção do resultado almejado pela Administração. O projeto básico deve ser elaborado anteriormente à licitação e receber a aprovação formal da autoridade competente.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Após a escolha do empreendimento a ser realizado, pode ser necessária a elaboração de anteprojeto, que não se confunde com o projeto básico da licitação. O anteprojeto deve ser elaborado no caso de obras de maior porte e consiste na representação técnica da opção aprovada na etapa anterior, devendo apresentar os principais elementos – plantas baixas, cortes e fachadas – de arquitetura, da estrutura e das instalações em geral do empreendimento, além de determinar o padrão de acabamento e o custo médio.
II. Segundo determina a lei nº 8.666, de 1993, o procedimento da licitação inicia-se com a abertura de processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, o qual contenha a autorização respectiva, a indicação sucinta de seu objeto e a origem do recurso próprio para a despesa. A esse processo devem ser juntados todos os documentos gerados ao longo do procedimento licitatório. A documentação, as memórias de cálculo e as justificativas produzidas durante a elaboração dos projetos básico e executivo também devem constar desse processo.
III. O edital de licitação de um empreendimento público deve abranger toda a obra e possuir os requisitos estabelecidos pela Lei das Licitações, além de impossibilitar a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos executivos e do prazo de execução.
Marque a alternativa CORRETA: