300 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 60
Questões por página:
Paciente K.,25 anos, mulher, casada, fazia tratamento para episódio depressivo há cerca de 2 anos, com 3 episódios durante esse tempo. Apresentava-se estável, com o uso de 75 mg/dia de Amitriptilina. Há 6 meses, descobriu estar grávida e, com orientação médica, descontinuou a medicação. Contudo, há 30 dias, reiniciou piora do quadro, com apatia, melancolia, choro fácil, inapetência, com perda de 3 kg em uma semana. O médico de seu pré-natal avaliou a vitalidade fetal e percebeu que o feto estacionou o desenvolvimento de sua estatura e peso. K. foi reencaminhada ao psiquiatra.
A conduta nesse caso é
Leia o caso a seguir.
Paciente,35 anos, mulher, solteira chega ao ambulatório com queixa de anedonia, labilidade emocional, tristeza importante, mais quieta nos últimos meses, com sonolência excessiva, ganho de peso inexplicável, fadiga, perda de cabelo e alteração de memória. O quadro se iniciou há cerca de 6 meses, com piora insidiosa e lenta nos últimos 2 meses. Fazia acompanhamento para Transtorno Bipolar já há 3 anos, tendo apresentado um episódio depressivo no início do tratamento e um episódio de hipomania há 1 ano. Vinha apresentando estabilidade clínica. Em uso de 900 mg/dia de carbonato de lítio. Nega alterações prévias do humor. Trouxe os seguintes exames:
1- Litemia: 0,7 mEq/L Ref. (0,6 a 1,2 mEq/L);
2- TSH: 7,35 mUI/L Ref. (0,6-4,8 mUI/L);
3- T4 livre: 0,2 mUI/L Ref. (0,7-1,8 ng/dl);
4- Creatinina: 0,9 mg/dl Ref. (0,7-1,3 mg/dl);
5- Ureia: 33 mg/dl Ref. (16-40 mg/dl);
6- Sódio: 140 mmol/L Ref. (135-145 mmol/L);
7- Cálcio: 8,2 mmol/L Ref. (8,5-10 mmol/L);
8- Glicemia: 109 mg/dl Ref. (60- 110 mg/dl).
Com base na história clínica e nos exames laboratoriais, a conduta adequada é
Paciente dá entrada no PS, com quadro de agitação psicomotora, perda do controle do impulso, tremores de extremidade dizendo que estava muito feliz pois enfim conseguiu comprar um carro zero de um vendedor amigo dele, que conhecera há anos. A família nega a história do paciente, dizendo que ele, há dias, vem “inventando histórias mirabolantes” que mudam a toda hora. A família segue dizendo que o paciente é alcoolista crônico, com cerca de duas garrafas de aguardente por dia, e que, por ter ficado sem dinheiro, não bebeu nos últimos 4 dias. Alimentação precária nos últimos meses.
A alteração psicopatológica característica desse caso é