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Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2023 - Concurso UFSC - 2023 - Edital nº 2
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Disciplina:
Física
Um experimento de laboratório é composto por uma esfera de ferro com massa de 200,0 g, calor especifico de 0,11 cal/gºC e temperatura inicial de 20,0 ºC,300,0 g de massa de água a 20,0 ºC e um Becker de vidro de capacidade térmica igual a 200,0 cal/ºC, onde a água está contida por algum tempo. O objetivo do experimento é explorar os conhecimentos sobre calorimetria. Primeiramente, a esfera é aquecida por um bico de Bunsen de potência igual a 440,0 cal/min durante 300,0 s. Em seguida, a esfera é colocada dentro do Becker, como mostra a figura abaixo.
Considerando que toda a potência do bico de Bunsen foi utilizada para aquecer a esfera, que se aquece igualmente, e que não exista perda de calor para o ar, assinale a alternativa que apresenta, aproximadamente, o valor do calor recebido pela água até que o sistema atinja o equilíbrio térmico.
Considerando que toda a potência do bico de Bunsen foi utilizada para aquecer a esfera, que se aquece igualmente, e que não exista perda de calor para o ar, assinale a alternativa que apresenta, aproximadamente, o valor do calor recebido pela água até que o sistema atinja o equilíbrio térmico.
Disciplina:
Física
Uma esfera de massa 50,0 g é abandonada no topo de uma rampa que apresenta atrito, conforme a figura abaixo. Considerando que g = 10,0 m/s2 e que a esfera perde 20% da sua energia mecânica, assinale a alternativa com o módulo da velocidade da esfera em B.
Disciplina:
Física
Em um experimento, o professor utilizou uma balança de braços iguais, representada abaixo, e cinco blocos (B1, B2, B3, B4 e B5) com massas de 50,0 g,40,0 g,100,0 g,80,0 g e 10,0 g, respectivamente.
Considerando o exposto acima, assinale a alternativa com a argumentação correta para a disposição dos blocos nos braços da balança.
Considerando o exposto acima, assinale a alternativa com a argumentação correta para a disposição dos blocos nos braços da balança.
Disciplina:
Física
Em uma aula experimental, os estudantes devem determinar a força de atrito estático máximo entre um bloco e uma superfície. A tabela a seguir apresenta o coeficiente de atrito estático entre os materiais dos blocos disponíveis e os materiais das superfícies, compondo um kit, além de um possível esboço da situação. Utilize g = 10 m/s2 .
Os estudantes Pedro, Ester, João, Rute e Lucas montaram seus experimentos para depois calcular a força de atrito. Pedro usou o kit 1 com ângulo α = 30º; Ester usou o kit 2 com ângulo α = 15º; João usou o kit 3 com ângulo α = 45º; Rute usou o kit 4 com ângulo α = 60º; e Lucas usou o kit 5 com ângulo α = 0º.
Considerando o exposto acima, assinale a alternativa que apresenta o(a) estudante que conseguiu obter o maior módulo de força de atrito estático com sua montagem.
Os estudantes Pedro, Ester, João, Rute e Lucas montaram seus experimentos para depois calcular a força de atrito. Pedro usou o kit 1 com ângulo α = 30º; Ester usou o kit 2 com ângulo α = 15º; João usou o kit 3 com ângulo α = 45º; Rute usou o kit 4 com ângulo α = 60º; e Lucas usou o kit 5 com ângulo α = 0º.
Considerando o exposto acima, assinale a alternativa que apresenta o(a) estudante que conseguiu obter o maior módulo de força de atrito estático com sua montagem.
Disciplina:
Física
Uma tábua (AB) de comprimento 100,0 cm foi utilizada como plano inclinado em duas situações (esquemas 1 e 2), representadas abaixo. Em cada um dos esquemas, um mesmo objeto de massa 200,0 g foi abandonado do ponto A e desceu em movimento retilíneo uniformemente variado até o ponto B. Os tempos de descida foram registrados em 4,0 s para o esquema 1 e 2,0 s para o esquema 2.
Considerando o exposto acima, assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre os módulos das forças resultantes, FR1 (esquema 1) e FR2 (esquema 2), sobre o objeto de massa 200,0 g.
Considerando o exposto acima, assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre os módulos das forças resultantes, FR1 (esquema 1) e FR2 (esquema 2), sobre o objeto de massa 200,0 g.