limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
No trecho: “Achei esse livro uma ótima escolha”, a expressão destacada cumpre função sintática de:
mostrar texto associado
Ainda em relação ao trecho: “ Mas, mesmo apreciando muito os livros e suas histórias, Michelli tinha dificuldade de inserir o trabalho com a leitura literária nas suas aulas”, o conectivo MESMO tem a mesma carga semântica de:
mostrar texto associado
No trecho: “Mas, mesmo apreciando muito os livros e suas histórias, Michelli tinha dificuldade de inserir o trabalho com a leitura literária nas suas aulas”, a oração destacada tem valor semântico de:
mostrar texto associado
No trecho: “como o enredo aborda a temática da guerra, Michelli decidiu mostrar o trailer do filme O menino do pijama listrado — inspirado no livro homônimo, de John Boyne — a fim de ampliar o olhar dos alunos para um dos assuntos tratados”, a oração destacada tem valor semântico de:
mostrar texto associado

Leia o fragmento retirado do Texto II:


“Depois, para motivar a leitura, relacionou o livro com outros textos que dialogam com a história. Como o enredo aborda a temática da guerra, Michelli decidiu mostrar o trailer do filme O menino do pijama listrado — inspirado no livro homônimo, de John Boyne — a fim de ampliar o olhar dos alunos para um dos assuntos tratados.”


Agora, leia um trecho retirado dos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre a especificidade do gênero literário:


“Como representação um modo particular de dar forma às experiências humanas, o texto literário não está limitado a critérios de observação fatual (ao que ocorre e ao que se testemunha), nem às categorias e relações que constituem os padrões dos modos de ver a realidade e, menos ainda, às famílias de noções/conceitos com que se pretende descrever e explicar diferentes planos da realidade (o discurso científico). Ele os ultrapassa e transgride para constituir outra mediação de sentidos entre o sujeito e o mundo, entre a imagem e o objeto, mediação que autoriza a ficção e a reinterpretação do mundo atual e dos mundos possíveis.”


Considerando a análise dos fragmentos supracitados, é CORRETO afirmar que: