limpar filtros
Questões por página:
A atmosfera é a camada de ar composta por vários gases que envolvem a Terra, dispostos e combinados de tal maneira que distingue o nosso planeta dos demais astros do sistema solar. Observe a tabela a seguir que trata da composição química da atmosfera terrestre.

Imagem associada para resolução da questão


(Silva, Dakir, Larara Machado da et al. Geografia Física. Universidade Luterana do Brasil,2013, p.50.)

Analise as afirmativas a seguir.

I. O ar atmosférico é composto por ar propriamente dito; uma mistura homogênea de Nitrogênio (N), Oxigênio (O), Argônio (AR) e Dióxido de Carbono (CO2), apenas.

II. O ar atmosférico é composto por outros gases que figuram em pequenas proporções chamados constituintes menores.

III. Em relação à composição química do ar atmosférico há predominância do nitrogênio.

Está correto o que se afirma em
As rochas da litosfera, quando expostas à atmosfera, sofrem ação direta do calor do sol, da umidade das chuvas e do crescimento de organismos. Desse modo, iniciam-se os processos que resultam em inúmeras modificações na composição química dos minerais e seus aspectos físicos. A tais processos dá-se o nome de intemperismo – fenômeno responsável pela formação do material semi-consolidado que dará início à formação do solo. Sobre a formação do solo, analise as afirmativas a seguir:

I. Com o intemperismo, uma rocha, mesmo das mais endurecidas, pode transformar-se em um material solto – o saprolito, que permite a vida de plantas e pequenos animais. Restos, como de folhas caídas, são adicionados ao se decomporem, formando os húmus.

II. Sob ação de um conjunto de fenômenos biológicos, físicos e químicos, um solo começa a se formar. A partir de uma rocha de saprolito, relativamente homogêneo, surge uma série de camadas, ou bandas, aproximadamente, paralelas à superfície e de aspecto e constituição diferentes denominadas: horizontes.

III. A ação dos processos físicos, químicos e biológicos são uniformes ao longo de uma rocha em transformação. As transformações e remoções ocasionadas pelo intemperismo e, principalmente, pela adição de restos de vegetais, ocorrem com menor intensidade na sua parte superior escurecendo-se com os húmus.

IV. Os fenômenos de transformações, remoções, adições e translocações provocam uma organização do regolito em diferentes bandas horizontais, que se tornam diferentes em relação à rocha-mãe na medida em que se distanciam dela.

Está correto o que se afirma em
Considerando o espaço de produção do Brasil, pode-se observar que não basta apenas produzir, é necessário ter como escoar a produção, ou seja, ter um bom fluxo de transporte rodoviário, aéreo, ferroviário ou hidroviário. A relação entre a produção e o desenvolvimento é direta com o potencial de investimento para ampliação, manutenção e modernização desses recursos de transporte. Sobre os diferentes fluxos de transportes no Brasil, assinale a afirmativa correta.
As tecnologias produzidas no Brasil, com o conhecimento africano, e transmitidas pelos afrodescendentes, são elementos importantes da matriz africana. Elas estiveram presentes na cultura negra durante o período escravocrata, no período pós-abolição e, claro, estão presentes também na atualidade. Elas representam formas de organização dos territórios a partir da civilidade africana e afrodescendente. Os conhecimentos associados às tecnologias africanas e afrodescendentes foram transmitidos durante o escravismo e na formação dos quilombos. Tiveram papel importante nos processos de resistência ao escravismo e estiveram na gênese de tecnologias africanas e afrodescendentes presentes na metalurgia, mineração, agricultura, construção civil, carpintaria, produção têxtil, navegação, fabricação de instrumentos musicais, medicina, engenharia e outras áreas.

(SILVA, L. C. R., DIAS, R. B. As tecnologias derivadas da matriz africana no Brasil,2010. Adaptado.)

O processo de escravidão transatlântica não trouxe apenas pessoas para servirem como mão de obra nas colônias da América, mas também tecnologias, cosmovisão, plantas e diversos conhecimentos em fluxos que não foram totalmente interrompidos com o término da escravidão, mas que se mantiveram ativos. Mostrar a presença das tecnologias africanas e afrodescendentes no Brasil implica, dentre outros fatores:
O impacto do avanço tecnológico, entendido como processo social, sobre processos e instituições sociais (educação, comunicação, trabalho, lazer, relações pessoais e familiares, cultura, imaginário, identidades etc.) tem sido muito forte, embora percebido de modos diversos e estudado a partir de diferentes abordagens. A penetração dessas “máquinas inteligentes” em todas as esferas da vida social é incontestável. [...] São imensos os desafios que essas constatações colocam para o campo da educação, tanto do ponto de vista da intervenção, isto é, da definição e implementação das políticas públicas, quanto do ponto de vista da reflexão, ou seja, da construção de conhecimento apropriado à utilização adequada daquelas máquinas com fins educativos.

(Belloni,2009, p.7-8.)

Considerando que a mídia-educação é um campo relativamente novo, com dificuldades para se consolidar, embora cada vez mais se veja a necessidade de aprimoramento no viés da educação, as variadas mídias, tanto no ensino da história quanto nos demais campos educacionais: