Questões do concurso:
Prefeitura Municipal de Nova Friburgo - RJ - 2023 - Concurso Prefeitura de Nova Friburgo - RJ - 2023 - Edital nº 1
limpar filtros
900 Questões de concurso encontradas
Página 15 de 180
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Geografia
A atmosfera é a camada de ar composta por vários gases que envolvem a Terra, dispostos e combinados de tal maneira que distingue o nosso planeta dos demais astros do sistema solar. Observe a tabela a seguir que trata da composição química da atmosfera terrestre.
(Silva, Dakir, Larara Machado da et al. Geografia Física. Universidade Luterana do Brasil,2013, p.50.)
Analise as afirmativas a seguir.
I. O ar atmosférico é composto por ar propriamente dito; uma mistura homogênea de Nitrogênio (N), Oxigênio (O), Argônio (AR) e Dióxido de Carbono (CO2), apenas.
II. O ar atmosférico é composto por outros gases que figuram em pequenas proporções chamados constituintes menores.
III. Em relação à composição química do ar atmosférico há predominância do nitrogênio.
Está correto o que se afirma em
(Silva, Dakir, Larara Machado da et al. Geografia Física. Universidade Luterana do Brasil,2013, p.50.)
Analise as afirmativas a seguir.
I. O ar atmosférico é composto por ar propriamente dito; uma mistura homogênea de Nitrogênio (N), Oxigênio (O), Argônio (AR) e Dióxido de Carbono (CO2), apenas.
II. O ar atmosférico é composto por outros gases que figuram em pequenas proporções chamados constituintes menores.
III. Em relação à composição química do ar atmosférico há predominância do nitrogênio.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Geografia
As rochas da litosfera, quando expostas à atmosfera, sofrem ação direta do calor do sol, da umidade das chuvas e do crescimento de organismos. Desse modo, iniciam-se os processos que resultam em inúmeras modificações na composição química dos minerais e seus aspectos físicos. A tais processos dá-se o nome de intemperismo – fenômeno responsável pela formação do material semi-consolidado que dará início à formação do solo. Sobre a formação do solo, analise as afirmativas a seguir:
I. Com o intemperismo, uma rocha, mesmo das mais endurecidas, pode transformar-se em um material solto – o saprolito, que permite a vida de plantas e pequenos animais. Restos, como de folhas caídas, são adicionados ao se decomporem, formando os húmus.
II. Sob ação de um conjunto de fenômenos biológicos, físicos e químicos, um solo começa a se formar. A partir de uma rocha de saprolito, relativamente homogêneo, surge uma série de camadas, ou bandas, aproximadamente, paralelas à superfície e de aspecto e constituição diferentes denominadas: horizontes.
III. A ação dos processos físicos, químicos e biológicos são uniformes ao longo de uma rocha em transformação. As transformações e remoções ocasionadas pelo intemperismo e, principalmente, pela adição de restos de vegetais, ocorrem com menor intensidade na sua parte superior escurecendo-se com os húmus.
IV. Os fenômenos de transformações, remoções, adições e translocações provocam uma organização do regolito em diferentes bandas horizontais, que se tornam diferentes em relação à rocha-mãe na medida em que se distanciam dela.
Está correto o que se afirma em
I. Com o intemperismo, uma rocha, mesmo das mais endurecidas, pode transformar-se em um material solto – o saprolito, que permite a vida de plantas e pequenos animais. Restos, como de folhas caídas, são adicionados ao se decomporem, formando os húmus.
II. Sob ação de um conjunto de fenômenos biológicos, físicos e químicos, um solo começa a se formar. A partir de uma rocha de saprolito, relativamente homogêneo, surge uma série de camadas, ou bandas, aproximadamente, paralelas à superfície e de aspecto e constituição diferentes denominadas: horizontes.
III. A ação dos processos físicos, químicos e biológicos são uniformes ao longo de uma rocha em transformação. As transformações e remoções ocasionadas pelo intemperismo e, principalmente, pela adição de restos de vegetais, ocorrem com menor intensidade na sua parte superior escurecendo-se com os húmus.
IV. Os fenômenos de transformações, remoções, adições e translocações provocam uma organização do regolito em diferentes bandas horizontais, que se tornam diferentes em relação à rocha-mãe na medida em que se distanciam dela.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Geografia
Considerando o espaço de produção do Brasil, pode-se observar que não basta apenas produzir, é necessário ter como escoar a produção, ou seja, ter um bom fluxo de transporte rodoviário, aéreo, ferroviário ou hidroviário. A relação entre a produção e o desenvolvimento é direta com o potencial de investimento para ampliação, manutenção e modernização desses recursos de transporte. Sobre os diferentes fluxos de transportes no Brasil, assinale a afirmativa correta.
Disciplina:
História
As tecnologias produzidas no Brasil, com o conhecimento africano, e transmitidas pelos afrodescendentes, são elementos importantes da matriz africana. Elas estiveram presentes na cultura negra durante o período escravocrata, no período pós-abolição e, claro, estão presentes também na atualidade. Elas representam formas de organização dos territórios a partir da civilidade africana e afrodescendente. Os conhecimentos associados às tecnologias africanas e afrodescendentes foram transmitidos durante o escravismo e na formação dos quilombos. Tiveram papel importante nos processos de resistência ao escravismo e estiveram na gênese de tecnologias africanas e afrodescendentes presentes na metalurgia, mineração, agricultura, construção civil, carpintaria, produção têxtil, navegação, fabricação de instrumentos musicais, medicina, engenharia e outras áreas.
(SILVA, L. C. R., DIAS, R. B. As tecnologias derivadas da matriz africana no Brasil,2010. Adaptado.)
O processo de escravidão transatlântica não trouxe apenas pessoas para servirem como mão de obra nas colônias da América, mas também tecnologias, cosmovisão, plantas e diversos conhecimentos em fluxos que não foram totalmente interrompidos com o término da escravidão, mas que se mantiveram ativos. Mostrar a presença das tecnologias africanas e afrodescendentes no Brasil implica, dentre outros fatores:
(SILVA, L. C. R., DIAS, R. B. As tecnologias derivadas da matriz africana no Brasil,2010. Adaptado.)
O processo de escravidão transatlântica não trouxe apenas pessoas para servirem como mão de obra nas colônias da América, mas também tecnologias, cosmovisão, plantas e diversos conhecimentos em fluxos que não foram totalmente interrompidos com o término da escravidão, mas que se mantiveram ativos. Mostrar a presença das tecnologias africanas e afrodescendentes no Brasil implica, dentre outros fatores:
Disciplina:
Pedagogia
O impacto do avanço tecnológico, entendido como processo social, sobre processos e instituições sociais (educação, comunicação, trabalho, lazer, relações pessoais e familiares, cultura, imaginário, identidades etc.) tem sido muito forte, embora percebido de modos diversos e estudado a partir de diferentes abordagens. A penetração dessas “máquinas inteligentes” em todas as esferas da vida social é incontestável. [...] São imensos os desafios que essas constatações colocam para o campo da educação, tanto do ponto de vista da intervenção, isto é, da definição e implementação das políticas públicas, quanto do ponto de vista da reflexão, ou seja, da construção de conhecimento apropriado à utilização adequada daquelas máquinas com fins educativos.
(Belloni,2009, p.7-8.)
Considerando que a mídia-educação é um campo relativamente novo, com dificuldades para se consolidar, embora cada vez mais se veja a necessidade de aprimoramento no viés da educação, as variadas mídias, tanto no ensino da história quanto nos demais campos educacionais:
(Belloni,2009, p.7-8.)
Considerando que a mídia-educação é um campo relativamente novo, com dificuldades para se consolidar, embora cada vez mais se veja a necessidade de aprimoramento no viés da educação, as variadas mídias, tanto no ensino da história quanto nos demais campos educacionais: