limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
“Na abordagem ______________, a educação tem em primeiro lugar a finalidade da criação de condições que facilitem a aprendizagem, de forma que seja possível o desenvolvimento tanto intelectual quanto emocional do estudante. Tudo o que estiver a serviço do crescimento pessoal, interpessoal ou intergrupal é educação. O objetivo da educação será uma aprendizagem que abranja conceitos e experiências, tendo como pressuposto um processo de aprendizagem pessoal. Nesse processo, os motivos de aprender deverão ser os do próprio aluno.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
As organizações bem-sucedidas são aquelas que sabem conquistar e motivar as pessoas para que elas aprendam e apliquem seus conhecimentos na solução dos problemas e na busca da inovação rumo a excelência.
(KOULOPOULOS,1997 apud CHIAVENATO,2009, p.134.)

Para Chiavenato (2005), o trabalho está se tornando cada vez menos físico e cada vez mais mental, a atividade humana está deixando de lado o trabalho braçal, pesado, repetitivo e imitativo para dar espaço cada vez mais ao trabalho criativo e inovador. Os trabalhadores deixaram de ser meros fornecedores de mão de obra para serem fornecedores de conhecimentos aliados à competência. O pedagogo dentro de uma organização tem como um dos objetivos principais auxiliar o desenvolvimento comportamental e psicológico das pessoas, para tanto o treinamento é um dos recursos do desenvolvimento de pessoal. Considerando o exposto, é necessário que o treinamento alcance:

I. Pensamento sistêmico: possibilita verificar que todas as partes de uma organização estão interligadas, ou seja, pensar contemplando o todo.

II. Acompanhamento de mudanças: pode ajudar a equipe a se adaptar a mudanças no ambiente de trabalho, como novas tecnologias ou processos.

III. Melhores relações interpessoais: podem abordar questões de comunicação e trabalho em equipe, melhorando as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

IV. Engajamento dos funcionários: investir no desenvolvimento dos funcionários, aumentando seu engajamento e satisfação no trabalho, levando a um ambiente de mais positivo.

V. Evasão de talentos: receber treinamento e desenvolvimento adequados; funcionários são mais propensos a evadir da organização, pois, após melhoria de desempenho, sempre buscam uma melhor adequação profissional.


Está correto o que afirma em
Por muito tempo a escola foi considerada a instituição social que seria capaz de minimizar as diferenças de origem e aumentar a igualdade de oportunidades para as pessoas. De fato, é esta a função social da escola em uma sociedade democrática e justa. O direito à educação, tal como definido pela Constituição Federal de 1988 e por outros instrumentos legais, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), busca assegurar que todas e todos tenham oportunidades de acessar as instituições escolares e que encontrem nelas as condições propícias para concluir suas etapas, na idade certa, com níveis satisfatórios de aprendizagem para que possam exercer plenamente sua cidadania, ter cotidianos saudáveis e se inserir no mundo do trabalho. A educação é direito fundamental e ao mesmo tempo um dos pilares para o desenvolvimento das pessoas, do ponto de vista social, cultural, político e econômico.

(Disponível em https://desigualdadeseducacionais.cenpec.org.br.)


Considerando que todo os estudantes, público-alvo da modalidade de educação especial, ou seja, educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, devem ter a garantia do seu direito de acesso e permanência a uma educação de qualidade, são recomendações prioritárias, EXCETO:
Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896-1934) foram dois pesquisadores interessados pelo ensino. Ambos contribuíram em pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, criando teorias que marcaram o mundo do ensino desde esses momentos até a atualidade. Piaget e Vygotsky nos chamam a atenção para a utilização de metodologista de estudo qualitativas na educação. Os dois refutam qualquer explicação de desenvolvimento como mero acúmulo quantitativo de aquisições.
(Disponível em https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/39183/1/2013_eve_sesgon%C3%A7alves.pdf. Adaptado.)


Considerando o exposto, trata-se de uma implicação pedagógica segundo Piaget:
Considere determinada escola organizada sobre a lógica dos saberes disciplinares; o resultado dá-se da seguinte forma: o professor de geografia não toca nos aspectos biológicos da formação de um relevo em estudo; o de história não considera a influência dos fatores geográficos na compreensão do declínio de uma civilização histórica; o professor de biologia não recupera os processos históricos e sociais que interagem na formação de um ecossistema natural, e assim por diante. Tendo em vista a situação hipotética apresentada e as estratégias de integração disciplinar para reunir as possibilidades de produção de conhecimento, em oposição ao conhecimento monodisciplinar, relacione adequadamente os conceitos às suas respectivas características.

1. Multidisciplinar. 2. Interdisciplinar.

( ) Recorre-se a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si.

( ) Permanecem os interesses próprios de cada disciplina; porém, busca soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.

( ) Busca o intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada; perspectiva metodológica comum a todos, bem como integrar os resultados.

( ) Requer a obtenção de informações de uma ou mais ciências ou setores do conhecimento e a solução de um problema sem que as disciplinas evocadas sejam alteradas ou enriquecidas.

A sequência está correta em