limpar filtros
Questões por página:
Inventário Florestal é a técnica utilizada para a obtenção de informações sobre as características da floresta (qualitativas ou quantitativas) e das áreas sobre as quais esta está desenvolvendo. O tipo de inventário a ser realizado depende de diversos fatores e pode fornecer variadas informações como a estimativa de área e de crescimento das árvores, mapeamento e descrição da topografia, facilidade de transporte da madeira, estimativa da quantidade e qualidade de diferentes recursos florestais, dentre outras. O método que oferece grande celeridade na execução do inventário e que dispensa instalação de unidades amostrais, baseando-se no fato de que o número de árvores, por unidade de área, pode ser calculado pela distância média entre as árvores é o:
A utilização, produção, consumo, transporte, comércio e armazenamento de agrotóxicos no Estado do Ceará são regidos pela:
Observe as afirmações abaixo sobre Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta com V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) O PGRS é parte integrante do processo de Licenciamento Ambiental e um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos ? PNRS (Lei n° 12.305/2010), que apresenta e especifica os procedimentos operacionais relativos às etapas de gerenciamento de resíduos sólidos, sob responsabilidade do gerador. ( ) Os geradores de resíduos de saúde, de serviços públicos de saneamento básico, de resíduos industriais e de mineração são desobrigados, de acordo com a PNRS (Art.20), à elaboração do PGRS. ( ) O Responsável Técnico pelo PGRS deve ser um profissional devidamente habilitado em seu conselho de Classe e com inscrição no CTF/AIDA - Cadastro Técnico Federal de Instrumentos e Atividades de Defesa Ambiental. ( ) O PGRS deve especificar medidas alternativas para o controle e maximização de danos causados ao meio ambiente e ao patrimônio, quando da ocorrência de situações anormais envolvendo quaisquer das etapas do gerenciamento dos resíduos. ( ) No PGRS as iniciativas adotadas para a não geração e/ou minimização dos resíduos devem estar detalhadas.
Tem como objetivo a prevenção, mitigação ou compensação de impactos negativos causados por obras de infraestrutura de transportes, como a construção ou duplicação de uma grande rodovia, por exemplo, e é essencial para garantir a manutenção da qualidade ambiental das regiões afetadas pelo empreendimento, reduzindo as interferências da obra na qualidade de vida da população atingida. Trata-se de:
São exemplos de projetos de redução das emissões e de resgate, respectivamente, de gases de efeito estufa (GEE):