limpar filtros
Questões por página:
Sobre o planejamento leia o trecho a seguir: “O planejar é uma ___________ que acompanhou a trajetória histórica da humanidade. O homem sempre ________, pensou e __________ algo na sua vida.” Mengolla, San’tAnna,2001, p.15. Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas:
O que se denomina como abordagem tradicional no processo ensino-aprendizagem, trata-se de uma concepção e uma prática educacional que persistiu no tempo, em suas diferentes formas, e passou a fornecer um quadro diferencial para todas as demais abordagens que a ela se seguiram.
Mizukami – Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, EPU,1986.
São características que podem ser definidoras da abordagem expressa no trecho, EXCETO:
Anna Carolina iniciou em 2018 o 1º ano letivo da escola fundamental. Logo que chegou a escola ficou encantada com as instalações, salas de aula, novos amigos, cadernos e livros. Quando voltou para casa logo disse para sua mãe que queria ganhar uma mochila de rodinhas da “Barbie”, pois todas as meninas da sua classe já as possuíam, e somente dessa forma conseguiria carregar todo seu material.
Sobre a fase intermediária caracterizada pela “meninice” do período entre 6 e 12 anos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Nesse caso a habilidade física está pouco desenvolvida e Anna Carolina ainda não consegue, entre outras coisas, segurar objetos com firmeza, pular corda e andar de bicicleta.
( ) Nesse caso a habilidade cognitiva de Anna Carolina encontra-se no período pré-operatório segundo Piaget.
( ) O desenvolvimento do autoconceito de Anna Carolina depende das relações com as companheiras da mesma idade e a segregação por gênero vai se tornando completa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo das crianças desde o nascimento delas e estabeleceu alguns períodos para caracterizar cada uma das fases. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o nome do nível de desenvolvimento cognitivo das crianças que estão na faixa etária entre 0 e 2 anos.
Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. "Seja pontual ou contínua, a avaliação só faz sentido quando leva ao desenvolvimento do educando". (LUCKESI,1990). Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que a avaliação interessa: