limpar filtros
Questões por página:
Pancreatite é um termo genérico que engloba uma série de condições com variações na etiologia, curso clínico e tratamento. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA:

No tratamento da diarreia, é importante investigar sua causa. O aumento da frequência (normalmente acima de 3 vezes/dia) de eliminação de fezes semipastosas ou líquidas caracteriza-se como diarreia, sendo acompanhada por perda excessiva de líquidos e eletrólitos. Sendo assim, recomendações nutricionais como a oferta de líquidos e eletrólitos suficiente para repor as perdas são necessárias:




1. Ocorrência de secreção ativa de eletrólitos e água pelo epitélio intestinal (por exemplo, por exotoxinas bacterianas ou vírus).

2. Presença no intestino de solutos osmoticamente ativos, inadequadamente absorvidos (por exemplo na deficiência de lactase).

3. Condições em que há exposição inadequada do quimo no epitélio intestinal (por exemplo, síndrome do intestino curto).

4. Associações a lesões de mucosa, que levam à eliminação de muco, sangue e proteínas plasmáticas (por exemplo, colite ulcerativa, enterite por radiação).



Os itens acima enumerados correspondem, respectivamente, a:

A realidade mundial revela que, paradoxalmente, enquanto pessoas sofrem por falta de alimentação, carecendo da disponibilidade de macro e micronutrientes, outras são vítimas do oposto e submetem-se a repetidas dietas desgastantes e caras, na tentativa de solucionar os estragos estéticos e fisiológicos causados pela superalimentação e a obesidade. Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmativas a seguir:


( ) O índice de massa corpórea (IMC) não fornece informação sobre a distribuição de gordura corporal. ( ) Para obter as medidas das circunferências da cintura e do quadril, o paciente deverá manter-se ereto, com abdome contraído, braços para frente e pés unidos. ( ) A obesidade ginoide é caracterizada por um depósito aumentado de gordura na região do abdome e está relacionada com alto risco cardiovascular. ( ) Circunferência da cintura acima de 80 para mulheres e 94 para homens é considerada aumentada. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:

Doenças transmitidas por alimento (DTAs) são todas as ocorrências clínicas consequentes à ingestão de alimentos que possam estar contaminados com microrganismos patogênicos (infecciosos, toxinogênicos ou infestantes), toxinas de microrganismos, substâncias químicas, objetos lesivos ou que contenham em sua constituição estruturas naturalmente tóxicas, ou seja, são doenças consequentes da ingestão de perigos biológicos, químicos ou físicos presentes nos alimentos. As doenças transmitidas por alimentos (DTA) constituem um grande problema de saúde pública, tanto no Brasil como nos demais países, sendo responsáveis por elevados custos econômicos e sociais. Sobre as doenças transmitidas por alimentos (DTA), analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:



I. As formas esporuladas das bactérias podem sobreviver a procedimentos de cozimento/processamento a quente e reaquecimento de rotina.

II. As doenças transmitidas pelos alimentos são todas de origem microbiológica.

III. Determinadas toxinas bacterianas (como estafiloenterotoxina, toxina emética de B. cereus) podem resistir ao reaquecimento (como fervura).

IV. Os sintomas mais comuns das doenças transmitidas por alimentos incluem dor de estômago, náusea, vômitos, diarreia e febre. Dependendo do agente etiológico envolvido, o quadro clínico pode ser extremamente sério, com desidratação grave, diarreia sanguinolenta, insuficiência renal aguda e insuficiência respiratória.

Náuseas e vômitos são situações frequentes no primeiro trimestre da gestação. São manifestações que aparecem por volta da 6ª semana e raramente se estendem além da 20ª semana. As gestantes devem ser tranquilizadas quanto a esse quadro e de que o fato de não conseguirem alimentar-se adequadamente nessa fase não vai prejudicar a nutrição do seu bebê. A sua condição nutricional anterior à gravidez é que vai ter maior impacto na formação e no desenvolvimento do feto, e não a quantidade de nutrientes que ela está ingerindo no momento. A partir do segundo trimestre, ou seja, a partir da 14ª semana, a disposição para se alimentar volta ao normal e é a partir dessa fase que o hábito alimentar deve ser cuidadoso quanto à qualidade dos alimentos ingeridos. O nutricionista pode ajudar a amenizar o desconforto da gestante quanto às náuseas e vômitos, recomendando e prescrevendo corretamente. Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmativas a seguir:


( ) Realizar refeições pequenas e mais frequentes. ( ) A literatura científica recomenda o consumo de gengibre ou biscoitos e bolos que o contenham para diminuir os sintomas. ( ) Pirose é a condição em que a gestante começa a ingerir substâncias não alimentares, tais como terra, sabão, tijolo, cravo, barro de pote, gelo, cal de parede, cinza de cigarro. ( ) Alguns chás são contraindicados durante a gestação, entre eles estão: cavalinha, hibisco, canela, sene e hortelã.


Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA: