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São condutas de prevenção de acidente realizadas pelo professor de Educação Física:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Inabilidade do principiante: inicia-se com exercícios simples e, a partir do desenvolvimento dos elementos motores, são acrescentados exercícios mais complexos. A aula deve ser sempre supervisionada, não permitindo atividades potencialmente perigosas
II. Desigualdade corporal e/ou técnica: ao propor as atividades, o educador deve equiparar o porte dos alunos, dividindo-os por tamanho, maturidade física, experiência e habilidade técnica;
III. Idade: deve-se observar a idade do aluno, de modo a aferir o seu desenvolvimento psicológico e fisiológico;
IV. Desprezo ao perigo: o professor deve exigir que os alunos usem os equipamentos de segurança adequados, fazendo também uma prévia vistoria para averiguar se os equipamentos estão em boas condições de uso. O docente também deve averiguar se os alunos estão utilizando os materiais de segurança de forma correta;
V. Causas imprevisíveis: são circunstâncias em que não há como se proteger ou precaver, onde a causa nunca pode ser totalmente eliminada;
VI. Supertreinamento: todos têm um limite funcional e este deve ser respeitado.
Estão CORRETAS:
No ambiente educacional, principalmente durante os exercícios das aulas de Educação Física, são corriqueiras as situações que demandam a necessária atuação do professor na prestação dos primeiros atendimentos. As medidas de prevenção são norteadas por princípios que respeitem a individualidade pessoal e prolongue a vida, aderindo a ações destinadas a contribuir com a saúde e com a prevenção de lesões esportivas.
Sobre as medidas de prevenção assinale:
(1) Prevenção Primária.
(2) Prevenção Secundária.
(3) Prevenção terciária.
( ) Orientação médica antes do início da prática de atividade física e prognóstico precoce de predisposição às lesões esportivas.
( ) Aquecimento, roupas e calçados apropriados, hábito alimentar saudável, hidratação, acomodações esportivas adequadas e outros.
( ) Avaliação e reabilitação das alterações ocorridas no corpo como consequência da prática de atividade física.
A sequência CORRETA é:
A alimentação é um dos fatores que interfere diretamente na saúde, bem como a prática de atividades físicas, ambos requerem um equilíbrio de acordo com cada indivíduo. Para obter uma melhor qualidade de vida é necessário que o indivíduo:
I. Pratique uma alimentação saudável constituída de vitaminas, sais minerais, proteínas, fibras, vegetais, gorduras insaturadas, carboidratos e com restrição às gorduras, ao excesso de sal e de açúcar.
II. A escolha pelos alimentos remete-se diretamente com a identidade cultural do indivíduo, pela história vivida de cada grupo social com o ambiente e as influências do cotidiano.
III. Quando se fala de alimentação saudável não se remete abandonar tudo o que já se tem na cultura alimentar, mas sim adicionar ou modificar algumas escolhas mais saudáveis ao nosso cardápio.
IV. O bem estar físico, mental e emocional dos indivíduos está diretamente ligado á bons hábitos alimentares desde a antiguidade.
V. Os benefícios de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos esta diretamente relacionada ao combate e a prevenção de algumas doenças como: diabetes, obesidade, hipertensão, colesterol entre outras.
Estão CORRETAS.
A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente. A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento.
De acordo com foco do psicólogo do esporte, são áreas de intervenção:
I. Práticas de tempo livre.
II. Esporte escolar.
III. Iniciação esportiva.
IV. Reabilitação.
V. Projetos sociais.
Estão CORRETAS:
De acordo com os estágios da Aprendizagem Motora, analise os itens:
I. Estágio Cognitivo a criança efetua os movimentos com erros grosseiros, só que ela não consegue visualizar seu erro nem corrigilo.
II. Estágio Cinestésica considerado o estágio em que a criança percebe os movimentos musculares, o peso, a posição do corpo no espaço e a relação com o mundo à sua volta, apesar de que na maioria das vezes não consegue visualizar nem corrigir o erro.
III. Estágio Associativo a criança efetua o movimento com erros grosseiros, visualiza o seu erro, mas não consegue corrigi-lo.
IV. Estágio Autônomo considerado o terceiro estágio da aprendizagem motora pelo indivíduo, o indivíduo efetua os movimentos com erros grosseiros, visualiza seu erro, onde errou e consegue corrigi-lo.
Estão CORRETAS: