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Município de Cachoeira dos Índios - PB - 2020 - Concurso Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB - 2020 - Edital nº 001
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Concurso:
Município de Cachoeira dos Índios - PB
Disciplina:
Farmácia
Assinale a alternativa na qual há: (um agente antimicrobiano que atuam ao inibir a síntese da parede celular e um agente antimicrobiano que atuam ao inibir a síntese de proteínas).
Concurso:
Município de Cachoeira dos Índios - PB
Disciplina:
Biomedicina - Análises Clínicas
Os meios que são utilizados nos laboratórios de microbiologia para o cultivo de bactérias são conhecidos como meios artificiais ou meios sintéticos, pois não ocorrem naturalmente, ou seja, eles são preparados no laboratório.
Assinale a alternativa na qual há: (um tipo de meio seletivo e diferencial e um meio enriquecido e seletivo).
Assinale a alternativa na qual há: (um tipo de meio seletivo e diferencial e um meio enriquecido e seletivo).
Concurso:
Município de Cachoeira dos Índios - PB
Disciplina:
Biomedicina - Análises Clínicas
Uma amostra de fezes recém-coletada que é imediatamente entregue ao laboratório é o ideal para a pesquisa de parasitos. Quando isso não for possível, a amostra deve ser preservada para manter sua integridade. Fixadores são substâncias que preservam a morfologia de protozoários e previnem o posterior desenvolvimento de certos ovos e larvas de helmintos.
Sobre o conceito acima, analise os itens como VERDADEIRO(V) ou FALSO(F):
( )A formalina a 10% tem sido utilizada há muito tempo como um fixador geral de protozoários e helmintos. Duas concentrações são comumente utilizadas; uma de 5%, ideal para preservar cistos de protozoários, e uma de 10%, mais indicada para preservar ovos e larvas de helmintos.
( )O álcool polivinílico (APV) é composto de um pó de matéria plástica que atua como um adesivo para a amostra de fezes quando se preparam lâminas para coloração. O APV é comumente associado à solução de Schaudinn, a qual contém sulfato de zinco, sulfato de cobre ou cloreto de mercúrio como base.
( ) O Acetato de Sódio-Ácido AcéticoFormalina (SAF) é uma alternativa viável para o uso de APV e fixador de Schaudinn. Ele pode ser utilizado quando se empregam técnicas de concentração e montagens com coloração permanente. Alguns laboratórios adotaram este fixador porque ele requer um único frasco de armazenagem e é livre de mercúrio.
( ) Os fixadores Alternativos em Frasco Único são livres de formalina e mercúrio, e podem ser utilizados para técnicas de concentração e esfregaços com coloração permanente. Alguns desses produtos também podem ser utilizados para realização de imunoensaios fecais.
A sequência CORRETA É:
Sobre o conceito acima, analise os itens como VERDADEIRO(V) ou FALSO(F):
( )A formalina a 10% tem sido utilizada há muito tempo como um fixador geral de protozoários e helmintos. Duas concentrações são comumente utilizadas; uma de 5%, ideal para preservar cistos de protozoários, e uma de 10%, mais indicada para preservar ovos e larvas de helmintos.
( )O álcool polivinílico (APV) é composto de um pó de matéria plástica que atua como um adesivo para a amostra de fezes quando se preparam lâminas para coloração. O APV é comumente associado à solução de Schaudinn, a qual contém sulfato de zinco, sulfato de cobre ou cloreto de mercúrio como base.
( ) O Acetato de Sódio-Ácido AcéticoFormalina (SAF) é uma alternativa viável para o uso de APV e fixador de Schaudinn. Ele pode ser utilizado quando se empregam técnicas de concentração e montagens com coloração permanente. Alguns laboratórios adotaram este fixador porque ele requer um único frasco de armazenagem e é livre de mercúrio.
( ) Os fixadores Alternativos em Frasco Único são livres de formalina e mercúrio, e podem ser utilizados para técnicas de concentração e esfregaços com coloração permanente. Alguns desses produtos também podem ser utilizados para realização de imunoensaios fecais.
A sequência CORRETA É:
Concurso:
Município de Cachoeira dos Índios - PB
Disciplina:
Saúde Pública
A Lei Complementar 141/2012 de 13 de janeiro de 2012, é uma lei de âmbito nacional aplicável a todas as esferas de governo e que tem como intuito regulamentar a Emenda Constitucional nº 29.
Considerando o teor dessa Lei, acima citada, examine as afirmações a seguir:
I. Constituirão despesas com ações e serviços públicos de saúde, para fins de apuração dos percentuais mínimos de que trata esta Lei Complementar, aquelas decorrentes de: pagamento de aposentadorias e pensões, inclusive dos servidores da saúde; pessoal ativo da área de saúde quando em atividade alheia à referida área; assistência à saúde que não atenda ao princípio de acesso universal.
II. Os Estados e o Distrito Federal aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, no mínimo,12% (doze por cento) da arrecadação dos impostos deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municípios.
III. O gestor do SUS em cada ente da Federação elaborará Relatório detalhado referente ao trimestre anterior, o qual conterá, no mínimo, as seguintes informações: montante e fonte dos recursos aplicados no período; auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações; oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação.
IV. Em relação a fiscalização da gestão da saúde: o Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, do sistema de auditoria do SUS, do órgão de controle interno e do Conselho de Saúde de cada ente da Federação, sem prejuízo do que dispõe esta Lei Complementar, fiscalizará o cumprimento das normas desta Lei Complementar, com ênfase no que diz respeito: à elaboração e execução do Plano de Saúde Plurianual; à aplicação dos recursos mínimos em ações e serviços públicos de saúde, observadas as regras previstas nesta Lei Complementar.
Está(ão) CORRETA(S):
Considerando o teor dessa Lei, acima citada, examine as afirmações a seguir:
I. Constituirão despesas com ações e serviços públicos de saúde, para fins de apuração dos percentuais mínimos de que trata esta Lei Complementar, aquelas decorrentes de: pagamento de aposentadorias e pensões, inclusive dos servidores da saúde; pessoal ativo da área de saúde quando em atividade alheia à referida área; assistência à saúde que não atenda ao princípio de acesso universal.
II. Os Estados e o Distrito Federal aplicarão, anualmente, em ações e serviços públicos de saúde, no mínimo,12% (doze por cento) da arrecadação dos impostos deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municípios.
III. O gestor do SUS em cada ente da Federação elaborará Relatório detalhado referente ao trimestre anterior, o qual conterá, no mínimo, as seguintes informações: montante e fonte dos recursos aplicados no período; auditorias realizadas ou em fase de execução no período e suas recomendações e determinações; oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada, cotejando esses dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação.
IV. Em relação a fiscalização da gestão da saúde: o Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas, do sistema de auditoria do SUS, do órgão de controle interno e do Conselho de Saúde de cada ente da Federação, sem prejuízo do que dispõe esta Lei Complementar, fiscalizará o cumprimento das normas desta Lei Complementar, com ênfase no que diz respeito: à elaboração e execução do Plano de Saúde Plurianual; à aplicação dos recursos mínimos em ações e serviços públicos de saúde, observadas as regras previstas nesta Lei Complementar.
Está(ão) CORRETA(S):
Concurso:
Município de Cachoeira dos Índios - PB
Disciplina:
Enfermagem
Com base no art.8º na Portaria nº 154/2008, que cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF, define que seja de competência das Secretarias de Saúde dos Estados e do Distrito Federal:
I. Identificar a necessidade e promover a articulação entre os Municípios, estimulando, quando necessário, a criação de consórcios intermunicipais para implantação de NASF 1 entre os Municípios que não atinjam as proporções estipuladas no artigo 5º desta Portaria. II. Assessorar, acompanhar e monitorar o desenvolvimento das ações dos NASF, de acordo com o planejamento, garantindo a interface e a liderança das equipes de Saúde da Família no estabelecimento do cuidado longitudinal dos indivíduos assistidos, bem como de suas famílias. III. Realizar avaliação e/ou assessorar sua realização. IV. Acompanhar a organização da prática e do funcionamento dos NASF segundo os preceitos regulamentados nesta Portaria.
Estão CORRETAS:
I. Identificar a necessidade e promover a articulação entre os Municípios, estimulando, quando necessário, a criação de consórcios intermunicipais para implantação de NASF 1 entre os Municípios que não atinjam as proporções estipuladas no artigo 5º desta Portaria. II. Assessorar, acompanhar e monitorar o desenvolvimento das ações dos NASF, de acordo com o planejamento, garantindo a interface e a liderança das equipes de Saúde da Família no estabelecimento do cuidado longitudinal dos indivíduos assistidos, bem como de suas famílias. III. Realizar avaliação e/ou assessorar sua realização. IV. Acompanhar a organização da prática e do funcionamento dos NASF segundo os preceitos regulamentados nesta Portaria.
Estão CORRETAS: