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Em relação à União Ibérica, é possível afirmar que as cidades fundadas e construídas no Brasil foram alvo de planejamento, porém não faziam parte de um projeto maior de ocupação de dominação territorial elaborado por Portugal, que não apresentava precedentes na própria Península Ibérica e nas regiões colonizadas antes da América. Portugal, antes da colonização do Brasil, não havia sequer realizado intercâmbio ou comércio com outros países ou regiões.
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O principal instrumento utilizado para avaliar o Ensino Fundamental em todo o país é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os levantamentos de dados são realizados semestralmente, abrangendo uma amostra probabilística representativa dos estados e do Distrito Federal. O sistema tem como objetivos aferir os conhecimentos e habilidades dos alunos com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino ministrado; avaliar as condições infraestruturas das unidades escolares; mensurar a motivação dos estudantes; compreender a intenção dos alunos em cursar o ensino superior; perfil do diretor e mecanismos de gestão escolar.
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O que ocorreu na transição do Governo Vargas para o Governo Kubitschek foi uma mudança essencial na ideologia do desenvolvimento nacionalista. Passou-se das formulações e decisões que se orientavam no sentido de criar um sistema econômico de tipo nacional para as formulações e decisões que se orientavam no sentido de desenvolver um sistema capitalista de tipo associado. No primeiro caso, pretendia-se superar a dependência por intermédio da nacionalização das decisões sobre a política econômica. No segundo, procurou-se realizar o desenvolvimento econômico por meio da reelaboração das condições de dependência.
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No início do século XX, ainda nos EUA, Burrhus Frederic Skinner defende o Comportamentalismo através do Condicionamento operante. Para o autor, a aprendizagem é mudança de comportamento e essa mudança ocorre a partir de estímulos do meio a que o indivíduo reage, ou seja, emite respostas. A resposta, ao ser reforçada, aumenta a probabilidade de se repetir e, assim, ocorre o condicionamento.
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As lutas pela independência do Brasil na Bahia, assim como os conflitos nas províncias do Piauí, Maranhão, Grão-Pará e Cisplatina, foram, antes de tudo, disputas religiosas, territorial e de princípios militares, além de demonstrações de força e resistência do povo à opressão colonialista, que se desenrolaram em singulares e complexas batalhas regionais em torno do processo de emancipação brasileiro que não ficou restrito ao âmbito da Corte do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas, nem tampouco ao grito do Ipiranga, como faz parecer a historiografia positivista heroicizante, afeita aos grandes personagens da elite e seus marcos históricos.