limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
A psicopatologia, vista pela clínica fenomenológica, é compreendida através do posicionamento do sujeito na existência, a partir de escolhas que ocasionaram o seu aprisionamento, buscando o indivíduo preservar-se de si, ou de situação qualquer, por vezes deparando-se com rígidos critérios que limitam sua existencialidade.
mostrar texto associado
A Psicologia Positiva é considerada uma especialidade na ciência psicológica que tem como foco o estudo das experiências positivas e dos pontos fortes do ser humano. No contexto escolar e acadêmico, o desempenho do estudante usualmente é medido por variáveis relacionadas à inteligência. Porém, com o crescimento da Psicologia Positiva, algumas variáveis não cognitivas também são consideradas porque elas afetam a experiência acadêmica e os resultados do sujeito e também são afetadas pela educação. Neste sentido, algumas dessas variáveis são: esperança disposicional, autoeficácia e otimismo.
mostrar texto associado
Na fundamentação teórica do Teste Palográfico (Vetor), está destacado que no ato de desenhar estão presentes e juntas a adaptação, expressão e projeção. A adaptação refere-se à adequação em relação à tarefa solicitada. A expressão refere-se ao estilo peculiar das respostas do sujeito, revelada nas qualidades gráficas. A projeção dáse na atribuição de qualidades às situações e objetos, que aparecem no conteúdo e na maneira de tratar o tema. Diante disso, é correto afirmar, segundo a classificação proposta por Van Kolck, que o Teste Palográfico é considerado projetivo.
mostrar texto associado
Assim como a sabedoria popular enfatiza o impacto das atitudes sobre o comportamento, é possível afirmar através das pesquisas em Psicologia Social que as atitudes com frequência são fortes preditores dos comportamentos.
mostrar texto associado
Considerando que as condições econômicas e sociais nas quais as pessoas nascem influenciam decisivamente nas condições de saúde das pessoas e suas populações, é possível afirmar que pessoas que vivem em países que possuem índice GINI alto estão mais propensas à depressão e outras desordens de sofrimento psíquico.