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O problema do bullying se manifesta através de atos agressivos, antissociais e persistentes que ocorrem entre pares no contexto escolar, os quais são baseados numa relação assimétrica de poder. Nesse sentido, uma forma de estudar esse contexto é através da Teoria das Representações Sociais. A pertinência de utilizar esse arcabouço teórico reside em apreender as representações sociais do bullying elaboradas pelos estudantes.
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Entende-se que o processo terapêutico não “revela” um inconsciente fixo e concluído, pelo contrário, este é uma constituição de diversas possibilidades. Por exemplo, a construção do saber resulta do encontro singular daquele analisando com aquele analista. A produção desse saber implica necessariamente na superação da dor da resistência, exigindo trabalho psíquico do analista.
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No Brasil, de acordo com a Lista de Transtornos Mentais e do Comportamentos Relacionados com o Trabalho, instituída pela Portaria nº 1339/GM, de 18 de novembro de 1999, o burnout é reconhecido como uma doença relacionada ao trabalho. Para que o psicólogo consiga identificar essa síndrome e diagnosticá-la, é preciso valorizar os sintomas do indivíduo, a análise da origem desses sintomas, a diferenciação com respeito a outros processos similares, a avaliação da intensidade e da frequência da manifestação desses sintomas no indivíduo e a identificação das fontes de estresse que estão por trás da sintomatologia. Para isso, o psicólogo deve utilizar apenas instrumentos quantitativos de avaliação, com a finalidade de enquadrar o sofrimento apresentado pelo sujeito como correspondente ou não à síndrome e para que a organização possa tomar as medidas cabíveis ao caso.
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Os transtornos de aprendizagem comprometem a aquisição da leitura, da escrita e/ou do cálculo desde as primeiras etapas da escolaridade. Atualmente os pesquisadores consideram que os transtornos de aprendizagem não têm origem em dificuldades cognitivas e sim nos aspectos interligados, como, por exemplo, a identificação das letras e números, a segmentação e a decifração, a atenção e memória visual, entre outros. Além disso, geralmente não se observam dificuldades de linguagem evidentes nesses casos.
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Os adolescentes processam a informação emocional com o lobo frontal, enquanto os adultos usam a amígdala. Por isso, os adolescentes tendem a fazer julgamentos impulsivos e menos racionais.