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Prefeitura Municipal de Tupanatinga - 2023 - Concurso Prefeitura de Tupanatinga - PE - 2023 - Edital nº 1
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Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Psicologia
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Tratando-se da avaliação da personalidade, a literatura moderna distingue os métodos informais (observação e entrevista), dos métodos formais (escalas de avaliação, inventários e questionários e métodos projetivos). Entretanto, a entrevista semiestruturada pode ser considerada uma metodologia informal de avaliação, mas também um método de excelência. Em muitos casos, o psicólogo não utiliza métodos formais, testes, mas realiza sempre uma ou mais entrevistas para, entre outros aspectos, conhecer o estado afetivo-emocional e as expectativas do sujeito e a motivação relativa à avaliação.
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Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Psicologia
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Um dos transtornos que não se adequa à prática da Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) é o Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH), cuja característica essencial é um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no desenvolvimento do indivíduo. O transtorno pode persistir na idade adulta e, muitas vezes, desde a infância tem grande efeito no desenvolvimento emocional, social e cognitivo do indivíduo, sendo o tratamento farmacológico a única escolha para o caso de adultos.
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Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Psicologia
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As técnicas de diagnóstico psicopedagógico enquadradas dentro de um Modelo Sistêmico submetem o sujeito a uma integração com o sistema social, no qual este último se constitui na força desencadeadora da sintomatologia “fracasso escolar”, eliminando assim a visão subjetivista do processo ensino-aprendizagem. Essa abordagem utiliza-se da Teoria Pichoniana, que engloba, a partir das relações vinculares, a Epistemologia Genética de Jean Piaget, a Psicologia Social e a Psicanálise. Se tratando da base Psicanalítica para uso do educador, tem-se como exemplos de ferramentas: a hora “psicopedagógica” do jogo; Inventário dimensional de avaliação do desenvolvimento infantil; técnica psicopedagógica dos rabiscos; técnica do “eu” ideal e real; coleção papel de cartas.
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Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Psicologia
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A intervenção cognitiva pode ser realizada por meio de diversas abordagens, que para fins didáticos podem ser divididas em três grupos, a saber: estimulação, treino e reabilitação. É verdadeiro afirmar que a estimulação cognitiva foca na prática guiada para um grupo de tarefas que refletem funções cognitivas específicas, como memória, atenção ou solução de problemas, sendo indicada para pacientes com sintomas leves e moderados do transtorno a ser tratado.
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Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Psicologia
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O relatório multiprofissional é resultante da atuação da psicóloga em contexto multiprofissional, podendo ser produzido em conjunto com profissionais de outras áreas, preservando-se a autonomia e a ética profissional dos envolvidos (Resolução CFP nº 06/2019). Neste contexto, a psicóloga deve elaborar a conclusão do documento a partir do relatado na análise, considerando a natureza dinâmica e não cristalizada do seu objeto de estudo, sem constar encaminhamento, orientação e sugestão de continuidade do atendimento ou acolhimento por se tratar de uma decisão a ser tomada em equipe.