limpar filtros
Questões por página:
No âmbito educacional, o currículo é sempre espaço de disputa, pois se trata de um dispositivo de grande efeito no processo de formação do estudante, como afirmam os pesquisadores do tema, Moreira e Candau (2006). Nesse sentido, o currículo é entendido como um conjunto de:
Para Gagliari (2006, p.203), o método de alfabetização que “propicia ao aluno aprender letra por letra ou sílaba por sílaba, cria um contexto no qual a linguagem não faz sentido”. Sendo assim, é melhor que o professor use:
Considerando as contribuições do campo da psicologia para a educação, a imitação tem um mero ato de reprodução, pois pode ser compreendida como manifestação do raciocínio, isto é, os conhecimentos ativamente construídos permitem à criança atribuir significação ao gesto observado no modelo e reconhecê-lo como similar ao seu. Essa explicação do comportamento imitativo é dada pela concepção:
Para Paulo Freire, um componente essencial para a educação comprometida com a construção de personalidades democráticas era o/a:
De acordo com os preceitos legais, é dever das instituições de Educação Infantil incorporarem de maneira integrada as funções de educar e cuidar. Nesse contexto, educar significa: