Questões do concurso:
Câmara de Rondonópolis - MT - 2024 - SELECON - 2024 - CRO-MT - Assistente Administrativo - TI
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Câmara de Rondonópolis - MT
Disciplina:
Sistemas Operacionais
No que se refere ao funcionamento e à gerência de processos nos sistemas operacionais, há recursos ajustados ao uso de um processo por vez, como impressoras e entradas nas tabelas internas do sistema. No caso de dois ou mais buscarem utilizar simultaneamente a mesma impressora, haverá um impasse. Como consequência, todos os S. O. devem ter a capacidade de garantir o acesso exclusivo de um processo a certos recursos, mesmo que seja temporariamente. Exemplificando, há casos em que um processo não necessita apenas de acesso exclusivo a somente um recurso, mas, sim, a vários. Nesse sentido, dois processos desejam gravar, em blu-ray player, um documento obtido pelo scanner. O processo P1 está usando o scanner, enquanto o processo P2, que é programado diferentemente, está usando a unidade de blu-ray. Assim, o processo P1 pede para usar o gravador de blu-ray, mas a solicitação é negada até que o processo P2 o libere. Nessa situação, ao invés de liberar o gravador de blu-ray, o processo P2 pede para usar o scanner. Nesse momento, ambos os processos ficam bloqueados e assim permanecerão.
Essa situação é denominada:
Essa situação é denominada:
Concurso:
Câmara de Rondonópolis - MT
Disciplina:
Arquitetura de Computadores
Atualmente, os microcomputadores e notebooks têm utilizado um dispositivo de armazenamento de dados em suas configurações que pode operar tanto na entrada como na saída, além de substituir o disco rígido, pelas vantagens que apresenta. É um componente eletrônico que não possui partes móveis, oferece velocidade de leitura e gravação mais rápidas, consome menos energia, gera menos calor, é mais resistente a choques, além de possuir um custo-benefício muito bom.
Esse dispositivo é conhecido pela sigla:
Esse dispositivo é conhecido pela sigla:
Concurso:
Câmara de Rondonópolis - MT
Disciplina:
Direito Administrativo
De acordo com a Lei n.º 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta recebe a seguinte denominação:
Concurso:
Câmara de Rondonópolis - MT
Disciplina:
Direito Administrativo
A nova Lei de Licitações introduziu uma modalidade no seio das contratações públicas, tratando-se de procedimento que privilegia a transparência, a celebração de acordos e a equidade entre particulares e Administração. É um tipo de licitação que pré-seleciona alguns licitantes, mediante critérios objetivos e abre discussões entre eles, com o intuito de desenvolver uma ou mais alternativas capazes de atender às necessidades públicas, devendo os licitantes apresentarem proposta final após esse período de conversas. Na prática, essa modalidade é aberta com uma fase de pré-seleção dos interessados, seguido de um intervalo de discussões para que os licitantes identifiquem a melhor solução para a necessidade pública. Por fim, faz-se a fase competitiva, na qual a Administração seleciona a solução mais vantajosa e especifica os critérios para seleção do vencedor.
Essa modalidade de licitação é denominada:
Essa modalidade de licitação é denominada:
Concurso:
Câmara de Rondonópolis - MT
Disciplina:
Direito Administrativo
A Lei de Licitações e ContratosAdministrativos - Lei n.º 14.133, de 1º de abril de 2021, estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. De acordo com essa Lei, contratos administrativos são ajustes de vontades realizados entre particulares, que são pessoas físicas ou pessoas jurídicas, e a administração pública com cláusulas específicas exigidas por essa Lei que, por sua vez, também disciplina sobre os procedimentos licitatórios. Entre os tipos de contratos administrativos, há uma modalidade realizada em situações em que o poder público deseja fazer a aquisição de bens móveis, tanto de pessoas físicas como jurídicas. São contratos que têm como objetivo determinar e garantir que a compra dos bens seja remunerada e que a entrega tenha como opção ser tanto parcelada como feita em uma única vez. Por conta disso, esse tipo de modalidade de contrato normalmente é usado para compra de produtos industrializados, materiais e alguns tipos de gêneros alimentícios, assim como bens necessários para obras ou serviços realizados para a administração pública.
Essa modalidade é conhecida como contrato administrativo de:
Essa modalidade é conhecida como contrato administrativo de: