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Prefeitura de Vitória - ES - 2024 - FGV - 2024 - Prefeitura de Vitória - ES - PEB III - Educação Especial - Deficiência Intelectual
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Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
A charge realça o fato de a principal barreira para que haja garantia de direitos, tendo em vista a equidade de oportunidade de inclusão social e educacional da pessoa com deficiência ou TEA, é
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Pedagogia
A concepção pedagógica que Mafalda (Quino,1962) revela nessa tirinha, associada a seu significado, é a
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Pedagogia
Nessa tirinha, Manolito* (Quino,1965) representa o quanto processos metodológicos padronizados e as concepções de avaliação classificatória podem excluir o estudante das oportunidades de aprendizagem, da descoberta de suas potencialidades e habilidades e do desenvolvimento de sua subjetividade e autonomia.
Tendo em vista os estudantes com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista, em relação às estratégias de aprendizagem que podem levá-los à efetiva inclusão escolar, é correto afirmar que
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Pedagogia
A tirinha a seguir mostra Armandinho* (personagem criado em 2009, por Alexandre Beck, ilustrador e cartunista brasileiro) conversando com seu pai; ela nos faz refletir sobre a perspectiva inclusiva que deve estar presente na prática pedagógica, não apenas relacionada aos (às) estudantes com deficiência ou TEA.
Na situação ilustrada na tirinha, o(a) professor(a) de Atendimento Educacional Especializado, deve
Na situação ilustrada na tirinha, o(a) professor(a) de Atendimento Educacional Especializado, deve
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Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
No cenário educacional brasileiro há, por toda parte, pontos e contrapontos acerca da efetiva inclusão nas escolas de estudantes com deficiência ou transtorno do neurodesenvolvimento como o TEA.
Ficam evidentes o despreparo das escolas, as concepções tradicionalistas que ainda perpassam a prática pedagógica, o entendimento da deficiência e do autismo como doença e a estigmatização do estudante, questões que avançam na contramão da proposta inclusiva.
Avalie se, nesse cenário, a contribuição da perspectiva histórico-cultural pode trazer ganhos na escolarização de estudantes com ou sem deficiência ou TEA, uma vez que
I. coloca a heterogeneidade do grupo como fonte do desenvolvimento;
II. convida para uma metodologia educativa capaz de promover a aprendizagem de forma colaborativa;
III. considera a singularidade e particularidade do estudante.
Está correto o que se afirma em
Ficam evidentes o despreparo das escolas, as concepções tradicionalistas que ainda perpassam a prática pedagógica, o entendimento da deficiência e do autismo como doença e a estigmatização do estudante, questões que avançam na contramão da proposta inclusiva.
Avalie se, nesse cenário, a contribuição da perspectiva histórico-cultural pode trazer ganhos na escolarização de estudantes com ou sem deficiência ou TEA, uma vez que
I. coloca a heterogeneidade do grupo como fonte do desenvolvimento;
II. convida para uma metodologia educativa capaz de promover a aprendizagem de forma colaborativa;
III. considera a singularidade e particularidade do estudante.
Está correto o que se afirma em