Questões do concurso:
Prefeitura de Vitória - ES - 2024 - FGV - 2024 - Prefeitura de Vitória - ES - PEB III - Educação Especial - Deficiência Intelectual
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
Questão Anulada
No Brasil, a preocupação com o atendimento às pessoas com deficiência data da época do Império, com a construção do Imperial Instituto dos Meninos Cegos, atual Instituto Benjamin Constant, em 1854. Apenas em 1961, o atendimento é inserido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que aponta o direito à educação preferencialmente no sistema geral de ensino. No entanto, somente depois que o Brasil se torna signatário da Declaração de Salamanca é que as políticas públicas para a educação inclusiva começaram a ser formuladas, a partir de 1994. Passados 30 anos de lutas e diálogos sociais, Leis, Notas Técnicas, Resoluções e Portarias promulgaram, orientaram e estabeleceram as bases nacionais para o fortalecimento da Inclusão em todos os âmbitos sociais.
No espaço escolar há ainda muito por fazer, mas já conseguimos perceber importantes mudanças.
Nesse sentido, acerca das principais práticas que podem tornar uma escola inclusiva, avalie as afirmativas a seguir.
I. A escola inclusiva se vê como uma escola para todos, respeitando a diversidade da comunidade que a compõe (professores, estudantes, funcionários e familiares).
II. Na escola inclusiva não apenas os(as) professores(as) são responsáveis pelo ensino e aprendizagem, mas os(as) estudantes têm espaço para construir o conhecimento de acordo com suas habilidades, tendo respeitado sua singularidade e necessidades.
III. A escola inclusiva garante em suas ações educativas a perspectiva inclusiva, tendo-as respaldadas em seu Projeto Político Pedagógico, realizado por meio do diálogo com toda a comunidade escolar.
Está correto o que se afirma em
No espaço escolar há ainda muito por fazer, mas já conseguimos perceber importantes mudanças.
Nesse sentido, acerca das principais práticas que podem tornar uma escola inclusiva, avalie as afirmativas a seguir.
I. A escola inclusiva se vê como uma escola para todos, respeitando a diversidade da comunidade que a compõe (professores, estudantes, funcionários e familiares).
II. Na escola inclusiva não apenas os(as) professores(as) são responsáveis pelo ensino e aprendizagem, mas os(as) estudantes têm espaço para construir o conhecimento de acordo com suas habilidades, tendo respeitado sua singularidade e necessidades.
III. A escola inclusiva garante em suas ações educativas a perspectiva inclusiva, tendo-as respaldadas em seu Projeto Político Pedagógico, realizado por meio do diálogo com toda a comunidade escolar.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
A Lei nº 12.764, de 27/12/2012, institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, demarcando um grande avanço legal.
Em relação às condições que devem ser observadas na Lei, quanto ao direito da pessoa com TEA à escolarização, avalie as afirmativas a seguir.
I. O aluno com transtorno do espectro autista, quando comprovada a necessidade, terá direito a acompanhamento especializado em sala de aula comum.
II. Será punido com multa, o gestor escolar que recusar a matrícula do aluno com transtorno do espetro autista ou com qualquer outro tipo de deficiência.
III. É direito da pessoa com transtorno do espectro autista ter acesso à educação e ao ensino profissionalizante.
Está correto o que se afirma em
Em relação às condições que devem ser observadas na Lei, quanto ao direito da pessoa com TEA à escolarização, avalie as afirmativas a seguir.
I. O aluno com transtorno do espectro autista, quando comprovada a necessidade, terá direito a acompanhamento especializado em sala de aula comum.
II. Será punido com multa, o gestor escolar que recusar a matrícula do aluno com transtorno do espetro autista ou com qualquer outro tipo de deficiência.
III. É direito da pessoa com transtorno do espectro autista ter acesso à educação e ao ensino profissionalizante.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
Assim como a figura nos propõe uma reflexão sobre o tipo de relações sociais que desenvolvemos, também o professor que visa a uma prática pedagógica inclusiva necessita investir na construção/ressignificação de concepções educacionais baseadas no reconhecimento da diversidade humana, da garantia dos direitos e na construção do conhecimento de forma sistêmica e não fragmentada e reducionista. Ele precisa se perguntar se a sua prática o faz ser muro ou ponte, ou seja, se é capaz de realizar a mediação, ou se vem reforçando as barreiras já existentes para o desenvolvimento de seus estudantes com ou sem necessidades específicas.
Na perspectiva inclusiva, a prática pedagógica mediadora da aprendizagem
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
Quando nos referimos aos recursos de acessibilidade na escola, estamos falando em Tecnologia Assistiva (TA) aplicada à educação, sob a forma de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento e de atuação que desenvolve serviços, recursos e estratégias que auxiliam na resolução de dificuldades funcionais das pessoas com deficiência na realização de suas tarefas. (Sartoretto, Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. Brasília,2010 vol.6)
Relacione os tipos de recursos, utilizando A para alta tecnologia e B para baixa tecnologia.
( ) Engrossadores feitos em EVA, bola de espuma ou espuma de isolamento térmico.
( ) Pranchas de letra para varredura, letras móveis com fixação em velcro, livros sensoriais ou com símbolos de comunicação alternativa.
( ) Vocalizadores eletrônicos, colmeias de acrílico para teclado e máquina de escrever em Braille.
( ) Acionadores de mouse e teclado, por sopro, de tração e de piscar, réguas, lupas e ampliadores de texto.
( ) Cartões com objetos de referência, cartões com desenho, Braille e desenho de Libras.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento e de atuação que desenvolve serviços, recursos e estratégias que auxiliam na resolução de dificuldades funcionais das pessoas com deficiência na realização de suas tarefas. (Sartoretto, Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. Brasília,2010 vol.6)
Relacione os tipos de recursos, utilizando A para alta tecnologia e B para baixa tecnologia.
( ) Engrossadores feitos em EVA, bola de espuma ou espuma de isolamento térmico.
( ) Pranchas de letra para varredura, letras móveis com fixação em velcro, livros sensoriais ou com símbolos de comunicação alternativa.
( ) Vocalizadores eletrônicos, colmeias de acrílico para teclado e máquina de escrever em Braille.
( ) Acionadores de mouse e teclado, por sopro, de tração e de piscar, réguas, lupas e ampliadores de texto.
( ) Cartões com objetos de referência, cartões com desenho, Braille e desenho de Libras.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Pedagogia
De certo, a tecnologia da informação e comunicação nos “obriga” a repensar as ortodoxas formas de organizar a sala de aula pela sua capacidade disruptiva de explorar o conhecimento e construir novos saberes: em vez de controle, mediação, participação e não apenas interação, descentralização do saber do professor para a aprendizagem centrada na experiência do estudante. Leva-nos a reconsiderar novos moldes pedagógicos na relação com o outro e com o conhecimento, uma vez que exige flexibilidade na relação ensino e aprendizagem.
Considerando a diversidade de aprendizagem trazida pelo estudante e principalmente pelo estudante com deficiência intelectual ou transtorno do espectro autista, sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) na acessibilidade à aprendizagem, assinale a afirmativa correta.
Considerando a diversidade de aprendizagem trazida pelo estudante e principalmente pelo estudante com deficiência intelectual ou transtorno do espectro autista, sobre o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) na acessibilidade à aprendizagem, assinale a afirmativa correta.