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De acordo com a Lei nº 11.645/2008, analise as assertivas abaixo:

I. O conteúdo programático dos ensinos fundamental e médio inclui diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir dos grupos étnicos negros e indígenas.
II. O estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira, e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, o resgate das suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil serão parte do currículo da Educação Básica.
III. Os conteúdos referentes à história e à cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados nas áreas de educação artística, literatura e história brasileiras.

Quais estão corretas?
Segundo a legislação do Ensino Médio, sancionada em 31 de julho de 2024, este será ofertado de forma ____________, admitido, ____________, ensino mediado _____________, na forma de regulamento elaborado com a participação ______________ de ensino.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Conforme as novas definições sobre o Ensino Médio, Lei nº 14.945/2024, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A carga horária anual do Ensino Médio será progressivamente ampliada para 1.400 (mil e quatrocentas) horas, considerando os prazos e as metas estabelecidos no Plano Nacional de Educação.
( ) Os estabelecimentos de ensino considerarão em suas propostas pedagógicas a articulação entre os diferentes saberes com base nas áreas do conhecimento e, quando for o caso, no currículo da formação técnica e profissional.
( ) A formação geral básica, com carga horária mínima total de 2.700 (duas mil e setecentas) horas, ocorrerá mediante articulação da BNCC e da parte diversificada.
( ) Os itinerários formativos, articulados com a parte diversificada, terão carga horária mínima de 300 (trezentas) horas e serão compostos de aprofundamento das áreas do conhecimento ou de formação técnica e profissional, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino.
( ) A BNCC do Ensino Médio estabelece direitos e objetivos de aprendizagem, conforme as DCNs, nas quatro áreas do conhecimento.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação ao currículo da Educação Básica, analise as assertivas a seguir:

I. Cada sistema de ensino e cada estabelecimento escolar constrói seu currículo a partir das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
II. Os currículos devem abranger, compulsoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil.
III. O ensino da Arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da Educação Básica.
IV. A Educação Física é um componente obrigatório do currículo da Educação Básica, sendo facultativa em alguns casos, como para maiores de 40 anos ou trabalhadores que cumpram jornadas laborais iguais ou maiores que seis horas diárias.
V. O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia.


Quais estão INCORRETAS?
As DCNs para a Educação Escolar Quilombola definem que os quilombolas, como povos ou comunidades tradicionais, são:

I. Grupos culturalmente diferenciados e que se desconhecem como tais.
II. Possuidores de formas próprias de organização social.
III. Detentores de conhecimentos, tecnologias, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição.
IV. Ocupantes e usuários de territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica.

Quais estão corretas?