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IF-AP - 2024 - FUNDATEC - 2024 - IF-AP - Pedagogo-Área
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As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Educação Básica são normas ________________ para a Educação Básica do Brasil, que orientam o planejamento ______________ das escolas e dos sistemas de ensino. As DCNs foram concebidas e fixadas pelo _____________________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Segundo Saviani (apud Libâneo et al.,2012), são pressupostos para a construção do Sistema Nacional de Educação:
I. Conhecimento das estruturas da realidade.
II. Conhecimento dos problemas educacionais.
III. Conhecimento das representações dos conteúdos formais.
IV. Teoria da educação.
V. Grupos de interesses políticos e econômicos.
Quais estão corretos?
I. Conhecimento das estruturas da realidade.
II. Conhecimento dos problemas educacionais.
III. Conhecimento das representações dos conteúdos formais.
IV. Teoria da educação.
V. Grupos de interesses políticos e econômicos.
Quais estão corretos?
De acordo com José Carlos Libâneo (2001), “Educação compreende o conjunto dos processos, influências, estruturas e ações que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais, visando à formação do ser humano. A educação é, assim, uma prática humana, uma prática social, que modifica os seres humanos nos seus estados físicos, mentais, espirituais, culturais, que dá uma configuração à nossa existência humana individual e grupal”. Diante do exposto, analise as assertivas abaixo:
I. A educação está ligada a processos de comunicação e interação pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes, valores existentes no meio culturalmente organizado e, com isso, ganham o patamar necessário para produzir outros saberes, técnicas, valores, etc.
II. É intrínseco ao ato educativo seu caráter de mediação, mediante o qual favorece o desenvolvimento dos indivíduos na dinâmica sociocultural de seu grupo, sendo que o conteúdo dessa mediação são os saberes e modos de ação, isto é, a cultura que vai se convertendo em patrimônio do ser humano.
III. A educação é uma prática social que busca realizar nos sujeitos humanos as características de humanização plena. Todavia, toda educação se dá em meio a relações sociais. Em uma sociedade em que essas relações se dão entre grupos sociais antagônicos, com interesses convergentes, em relações de exploração de uns sobre outros, a educação só pode ser crítica, pois a humanização plena implica a transformação dessas relações.
Quais estão corretas?
I. A educação está ligada a processos de comunicação e interação pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes, valores existentes no meio culturalmente organizado e, com isso, ganham o patamar necessário para produzir outros saberes, técnicas, valores, etc.
II. É intrínseco ao ato educativo seu caráter de mediação, mediante o qual favorece o desenvolvimento dos indivíduos na dinâmica sociocultural de seu grupo, sendo que o conteúdo dessa mediação são os saberes e modos de ação, isto é, a cultura que vai se convertendo em patrimônio do ser humano.
III. A educação é uma prática social que busca realizar nos sujeitos humanos as características de humanização plena. Todavia, toda educação se dá em meio a relações sociais. Em uma sociedade em que essas relações se dão entre grupos sociais antagônicos, com interesses convergentes, em relações de exploração de uns sobre outros, a educação só pode ser crítica, pois a humanização plena implica a transformação dessas relações.
Quais estão corretas?
Analisando a categoria trabalho como princípio educativo, Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) observam alguns traços históricos característicos da constituição do trabalho no Brasil, além de reflexões sobre a ontologia do trabalho. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O Brasil foi a última sociedade no continente a abolir a escravidão, cujas marcas são ainda profundamente visíveis na sociedade. A mentalidade empresarial e das elites dominantes têm a marca cultural da relação escravocrata.
II. Uma das visões ainda existentes é a moralizante do trabalho, trazida pela perspectiva de diferentes religiões: trabalho como castigo, sofrimento e/ou remissão do pecado.
III. Outra concepção traz o trabalho como forma de disciplinar e frear as paixões, os desejos ou os vícios da “carne”.
IV. A partir do entendimento dos teóricos, o que buscam é a tentativa de ampliar a dimensão educativa do trabalho à sua função instrumental didático-pedagógica, do aprender fazendo.
V. Os seres humanos transformam a natureza em meios de vida mediante a ação vital do emprego remunerado. Se essa é uma condição imperativa, socializar o princípio do trabalho como produtor de valores de uso é crucial e “educativo” para manter e reproduzir a vida.
I. O Brasil foi a última sociedade no continente a abolir a escravidão, cujas marcas são ainda profundamente visíveis na sociedade. A mentalidade empresarial e das elites dominantes têm a marca cultural da relação escravocrata.
II. Uma das visões ainda existentes é a moralizante do trabalho, trazida pela perspectiva de diferentes religiões: trabalho como castigo, sofrimento e/ou remissão do pecado.
III. Outra concepção traz o trabalho como forma de disciplinar e frear as paixões, os desejos ou os vícios da “carne”.
IV. A partir do entendimento dos teóricos, o que buscam é a tentativa de ampliar a dimensão educativa do trabalho à sua função instrumental didático-pedagógica, do aprender fazendo.
V. Os seres humanos transformam a natureza em meios de vida mediante a ação vital do emprego remunerado. Se essa é uma condição imperativa, socializar o princípio do trabalho como produtor de valores de uso é crucial e “educativo” para manter e reproduzir a vida.