limpar filtros
Questões por página:
A Política Nacional de Educação Especial (PNEE-2020), aprovada pelo Decreto nº 10.502/2020, foi posteriormente julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. O motivo apresentado seria seu conflito em relação aos princípios constitucionais e às demais políticas públicas relativas à Educação Especial já em vigor no país.

Assinale a opção que indica o conflito presente na PNEE-2020.
Com relação às Necessidades Educacionais Especiais (NEE), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Incluem tanto alunos com dificuldades de aprendizagem quanto alunos que demonstram alta performance.
( ) Podem ser categorizadas em dois tipos: as necessidades intelectuais e as físicas.
( ) Determinam as condições a serem levadas em conta na adaptação dos alunos ao currículo estabelecido.

As afirmativas são, respectivamente,
Relacione os paradigmas que historicamente orientaram a lida da sociedade com as pessoas com deficiência, aos seus respectivos exemplos.
1. Inclusão 2. Segregação 3. Integração 4. Exclusão
( ) Uma criança com deficiência não é aceita em nenhuma escola e fica sem qualquer acesso à educação formal ou interação com outras crianças.
( ) Um estudante com deficiência é matriculado em uma escola regular que possui algumas adaptações, mas não para todas as atividades curriculares.
( ) Um aluno com deficiência frequenta uma escola especial distante de sua comunidade, em que todos os estudantes têm condições similares.
( ) Uma aluna com deficiência frequenta uma escola regular cujas salas de aula contam com recursos apropriados e que oferece treinamento docente especializado.


Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
A Política Nacional de Educação Especial foi publicada em 1994. Esse documento afirma que os alunos com deficiência poderiam frequentar as classes comuns desde que possuíssem condições de acompanhar e desenvolver as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os alunos ditos normais.

Da perspectiva de educação inclusiva, o documento é considerado
A Declaração de Salamanca é um documento fundamental para a orientação das políticas públicas referentes à educação especial.
Esse documento é considerado como marco de uma mudança de paradigma devido à