260 Questões de concurso encontradas
Página 27 de 52
Questões por página:
Considerando as novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de história, julgue o item seguinte.
Diante do quadro populacional do país, cabe afirmar a necessidade de pensar as diretrizes para a educação quilombola, o que não significa o afastamento de um debate amplo sobre a educação da população negra, que apresenta índices de escolaridade semelhantes ao da população branca.
Considerando as novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino de história, julgue o item seguinte.
Um currículo que contemple a efetivação de uma pedagogia que respeite as diferenças deve tratar a questão racial como conteúdo inter e multidisciplinar em períodos específicos do ano letivo, estabelecendo um diálogo pontual entre o tema étnico-racial e os demais conteúdos trabalhados na escola.
Em relação a memória, oralidade e cotidiano no ensino de história, julgue o próximo item.
Diferentemente do que ocorre com documentos escritos, imagens ou objetos históricos, é prescindível o cotejo da memória com outros testemunhos históricos, já que ela é resultado de experiências psíquicas e individuais que revelam a complexidade dos comportamentos humanos.
Em relação a memória, oralidade e cotidiano no ensino de história, julgue o próximo item.
Por ser heterogênea e imperfeita, a memória seleciona, elimina, exagera, minimiza, glorifica e modela uma versão dos fatos.
Em relação a memória, oralidade e cotidiano no ensino de história, julgue o próximo item.
A influência da antropologia na história ensejou a inclusão de temáticas como a história do cotidiano, a história regional, a história dos marginalizados, a história dos vencidos, entre outras.