Questões do concurso:
SEED-PR - 2025 - FGV - 2025 - SEEC-RN - Especialista de Educação - Suporte Pedagógico
limpar filtros
65 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 13
Questões por página:
Questões por página:
O debate atual da autonomia escolar enraíza-se no processo dialógico de ensinar dos primórdios da filosofia grega. No diálogo entre Sócrates e Ménon acerca da questão “se a virtude podia ser ensinada”, numa praça de Atenas, o mestre Sócrates insiste que o escravo Ménon deve procurar, nele, mesmo, a resposta. Educar significa, então, capacitar, potencializar, para que o educando seja capaz de buscar a resposta do que pergunta, significa formar para a autonomia.
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez,2002, p.9.
A construção de uma educação pautada pela autonomia pressupõe
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez,2002, p.9.
A construção de uma educação pautada pela autonomia pressupõe
Por sua vez, a educação sempre esteve também permeada pelos mecanismos de controle. E a disciplinarização possibilita esse controle sobre o aprendizado (o quê, quando, quanto e como o aluno aprende) e também um controle sobre o próprio aluno. A disciplina também está relacionada ao comportamento, não apenas à aprendizagem.
ALVES, N. LEITE, R. (Org.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.24.
Michael Foucault fez um contundente diagnóstico acerca do poder disciplinar e seus modos de atuação nos espaços e organizações educacionais.
Assinale a opção que não corresponde a um desses modos.
ALVES, N. LEITE, R. (Org.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.24.
Michael Foucault fez um contundente diagnóstico acerca do poder disciplinar e seus modos de atuação nos espaços e organizações educacionais.
Assinale a opção que não corresponde a um desses modos.
Sobre o projeto pedagógico-curricular (PPC) das escolas da educação básica, avalie as afirmações abaixo.
I. É o documento que reflete as intenções, princípios, valores, objetivos e ideais da direção escolar.
II. Estabelece pontos de partida e de chegada comuns, fiando-se em uma unidade teórico-metodológica do trabalho docente.
III. Representa o passo inicial na concretização do processo de planejamento, indispensável à exequibilidade do ensinoaprendizagem.
Está correto o que se afirma em
I. É o documento que reflete as intenções, princípios, valores, objetivos e ideais da direção escolar.
II. Estabelece pontos de partida e de chegada comuns, fiando-se em uma unidade teórico-metodológica do trabalho docente.
III. Representa o passo inicial na concretização do processo de planejamento, indispensável à exequibilidade do ensinoaprendizagem.
Está correto o que se afirma em
O Ensino Fundamental constitui uma das etapas da educação básica no Brasil. As opções abaixo apresentam características dessa etapa, à exceção de uma. Assinale-a.
Paulo Freire, em sua imersão reflexiva acerca do modo convencional de educar, o classifica como “educação bancária”. As opções abaixo apresentam os traços característico da postura docente que correspondem a esse modelo, problematizado por Freire, à exceção de uma. Assinale-a.