Questões do concurso:
SEED-PR - 2025 - FGV - 2025 - SEEC-RN - Especialista de Educação - Suporte Pedagógico
limpar filtros
65 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 13
Questões por página:
Questões por página:
Observando a relação professor-aluno, no cotidiano escolar, uma das características do educando que parece permear a prática pedagógica é a de que ele é um ser passivo. Basta observar uma sala de aula e veremos que, na maior parte das vezes, o professor considera que o aluno deve estar ali para receber as “suas lições” e, depois, no final de uma unidade de ensino, devolvê-las em provas e testes exatamente como foram ensinadas, até mesmo nas vírgulas e pontos. Não é que o aluno seja propriamente passivo; mas, segundo o senso comum, deve sê-lo.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.123.
Considerando o texto acima, assinale a opção que expressa a concepção de ensino que corresponde a tal descrição.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez,2021, p.123.
Considerando o texto acima, assinale a opção que expressa a concepção de ensino que corresponde a tal descrição.
Os anos 80 são os da globalização. Os grupos empresariais e econômicos vão alcançando tamanhos que os convertem em independentes das economias nacionais: aprendem a escapar dos seus controles. Cada vez mais, as políticas econômicas passam a ser planejadas em nível supranacional. O desenvolvimento das telecomunicações serve, entre outras coisas, para facilitar a administração das empresas internacionais, das multinacionais. Atualmente, penso que ninguém discute que viemos em uma economia global na qual “todos os processos trabalham como uma unidade em tempo real por todo o planeta. Isto é, uma economia na qual o fluxo de capital, o mercado de trabalho, o mercado, o processo de produção, a organização, a informação e a tecnologia operam simultaneamente em nível mundial” (Castells, M.,1994, p.38).
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.84.
O cenário da intensificação da globalização impõe novos desafios e rumos à educação escolar.
Assinale a opção que expressa uma dessas demandas.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda.,1998, p.84.
O cenário da intensificação da globalização impõe novos desafios e rumos à educação escolar.
Assinale a opção que expressa uma dessas demandas.
É verdade que os humanistas desprezavam o tipo de escola existente, seus mestres e suas varas, mas não o ensino. Será própria do humanismo e do Renascimento a procura de uma nova forma, mais humana e mais culta, de educar e instruir a criança. O humanismo surge como polêmica declarada contra a cultura dos cenóbios e das universidades e sua tradicional classificação das ciências, contra a ignorância dos clássicos e o uso servil dos manuais e dos compêndios, contra as metodologias obsessivamente repetitivas e a disciplina sadicamente severa.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez,2002, p.217.
Os humanistas do Renascimento propunham uma formação baseada em uma compreensão própria acerca da relação com os saberes.
Assinale a opção que indique corretamente um de seus traços característicos.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez,2002, p.217.
Os humanistas do Renascimento propunham uma formação baseada em uma compreensão própria acerca da relação com os saberes.
Assinale a opção que indique corretamente um de seus traços característicos.
Relacione as concepções do papel da escola de acordo com as diferentes tendências pedagógicas.
1. Tendência progressista libertadora
2. Tendência liberal tecnicista
3. Tendência liberal tradicional
( ) A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade, partindo do pressuposto de que o caminho cultural é o mesmo para todos, a depender do esforço de cada um.
( ) A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se com o sistema produtivo, primando pela promoção de indivíduos competentes para o mundo do trabalho.
( ) Um modelo educacional mediatizado pela realidade, da qual extrai o conteúdo de aprendizagem, buscando um nível de consciência dessa mesma realidade, no sentido da busca por uma transformação social.
A sequência correta, na ordem apresentada, é
1. Tendência progressista libertadora
2. Tendência liberal tecnicista
3. Tendência liberal tradicional
( ) A atuação da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade, partindo do pressuposto de que o caminho cultural é o mesmo para todos, a depender do esforço de cada um.
( ) A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se com o sistema produtivo, primando pela promoção de indivíduos competentes para o mundo do trabalho.
( ) Um modelo educacional mediatizado pela realidade, da qual extrai o conteúdo de aprendizagem, buscando um nível de consciência dessa mesma realidade, no sentido da busca por uma transformação social.
A sequência correta, na ordem apresentada, é
A educação escolar no período colonial, ou seja, a educação regular e mais ou menos institucional de tal época, teve três fases: a de predomínio dos jesuítas; a das reformas do Marquês de Pombal, principalmente a partir da expulsão dos jesuítas do Brasil e de Portugal em 1759; e a do período em que D. João VI, então rei de Portugal, trouxe a Côrte para o Brasil (1808 – 1821).
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico].1. Ed. São Paulo: Cortez,2021, p.27.
No que diz respeito à primeira fase da educação escolar no período colonial, é correto afirmar que
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico].1. Ed. São Paulo: Cortez,2021, p.27.
No que diz respeito à primeira fase da educação escolar no período colonial, é correto afirmar que