limpar filtros
Questões por página:

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a meta global é reduzir a razão de mortalidade materna (RMM) até 2030, conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Contudo, alcançar essa meta exige esforços intensificados, especialmente nos países onde a RMM é mais alta. Fatores como políticas públicas inadequadas, falta de investimentos em saúde e desigualdades regionais são barreiras significativas. Em relação à mortalidade materna, o conceito de razão de mortalidade materna (RMM) é amplamente utilizado em análises de saúde pública.

Sobre o cálculo e a interpretação da RMM, é correto afirmar que:

Com base na resolução - RDC nº 36, de 25 de julho de 2013, que institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, analise as colunas a seguir:



Imagem associada para resolução da questão



Com base nas informações contidas nessas duas colunas, marque o item que apresenta a associação correta entre os conceitos e suas definições:

A portaria nº 529, de 1º de abril de 2013 institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), sendo apresentado alguns conceitos-chave adotados pelo programa que seguem a Classificação Internacional de Segurança do Paciente da Organização Mundial de Saúde (OMS). Marque o item correto que apresenta a definição de evento adverso de acordo com o PNSP:
A implementação de sistemas de gestão da qualidade em organizações de saúde visa não apenas a conformidade com normas regulamentadoras, mas também a melhoria contínua de processos e resultados. O Ciclo PDCA é uma metodologia amplamente utilizada para a melhoria contínua de processos. Quais são as etapas principais que compõem esse ciclo e a sequência correta de sua aplicação?
O gerenciamento de risco é uma prática essencial para antecipar, identificar e mitigar potenciais ameaças que possam comprometer a segurança e o sucesso de projetos e processos. Ao adotar estratégias preventivas e corretivas, é possível minimizar impactos negativos, garantindo a continuidade das operações. A conscientização sobre os riscos deve ser constante, e a flexibilidade para ajustar abordagens, conforme necessário, é fundamental. Conforme disposições do Programa Nacional de Segurança do Paciente, a gestão de risco diz respeito à: