Filtrar


Questões por página:
A escolha do número de subestações dentro de uma planta industrial depende da localização e concentração de cargas, bem como do fator econômico que envolve essa decisão. Como linhas de orientação para definir o número de subestações, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Quanto maior a capacidade da subestação, maior o custo por kVA.
II. Quanto maior o número de subestações unitárias, maior será o emprego de cabos de tensão primária.
III. Desde que convenientemente localizadas, quanto maior for o número de subestações unitárias, menor será o emprego de cabos de baixa tensão.
IV. Quanto menor for o número de subestações unitárias de capacidade elevada, menor será o emprego de cabos de tensão primária e maior o uso de cabos de baixa tensão.
Qual é a capacidade mínima de uma subestação, em kVA, para alimentar uma instalação elétrica com consumo mensal de 292 MWh, fator de carga mensal de 0,4, fator de demanda de 0,5 e fator de potência de 0,8?
O dimensionamento luminotécnico de um ambiente interno pode ser obtido utilizando-se o método dos lúmens. Deseja-se iluminar um ambiente de comprimento igual a 12 m e largura de 10 m, com um nível de iluminamento de 500 lux, com a utilização de lâmpadas fluorescentes tubulares de fluxo luminoso igual a 2500 lúmens cada. Utilizando-se o método dos lúmens e considerando-se um fator de utilização igual a 0,5 e um fator de manutenção de 0,8, quantas lâmpadas são necessárias para que a iluminação seja feita nas condições estabelecidas?

Sobre os motores de indução monofásicos de polo ranhurado, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. As correntes induzidas na bobina de arraste fazem com que o fluxo presente na porção sombreada do polo atrase-se em relação ao fluxo da porção não sombreada. O resultado dessa interação é similar a um campo girante que se move da porção não sombreada para a porção sombreada; correntes são induzidas no rotor e um alto conjugado de partida é produzido.

II. A simplicidade construtiva, o baixo custo, o alto fator de potência e o alto conjugado de partida são as principais vantagens dos motores de indução monofásicos de polo ranhurado.

III. O rotor gaiola de esquilo, que é amplamente empregado em outros tipos de motores de indução monofásicos, também é utilizado em motores de indução monofásicos de polo ranhurado.

IV. Ainda que seja considerada uma máquina rotativa de potência fracionária, os motores de indução monofásicos de polo ranhurado não são produzidos com potência nominal inferior a 100 W, o que se deve a sua alta eficiência. A faixa de potência de até 100 W é atendida exclusivamente por motores universais.

Um motor de indução monofásico de capacitor de partida possui um enrolamento principal conectado diretamente à rede de alimentação e um enrolamento auxiliar, defasado eletricamente do enrolamento principal e conectado em série com um capacitor. O circuito que consiste do enrolamento auxiliar e do capacitor é conectado à rede de alimentação somente durante a partida do motor.
Em um motor de indução monofásico de capacitor de partida, alimentado na frequência de 60 Hz, em que a impedância do enrolamento principal é Imagem associada para resolução da questão = (5 + j5) Ω e a impedância do enrolamento auxiliar é Imagem associada para resolução da questão = (8 + j3) Ω, o valor da capacitância de um capacitor a ser colocado em série com o enrolamento auxiliar para alcançar uma diferença de fase de exatamente 90º elétricos entre as correntes dos dois enrolamentos durante a partida é: