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Disciplina:
Engenharia Elétrica
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Engenharia Elétrica
Analise as seguintes afirmativas sobre motores universais. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Motores universais possuem a estrutura construtiva de motores de corrente contínua com enrolamentos ligados em série, podendo operar tanto em corrente alternada quanto em corrente contínua.
II. O motor universal prático necessita ser construído com estator e rotor laminados para minimizar as perdas por correntes de Foucault.
III. Quando opera em corrente alternada, o faiscamento produzido nas escovas do motor universal diminui a vida útil do comutador e pode ser fonte de interferência por radiofrequência no ambiente próximo.
IV. Uma maneira eficiente de controlar a velocidade do motor universal é controlar a tensão aplicada ao enrolamento de campo.
I. Motores universais possuem a estrutura construtiva de motores de corrente contínua com enrolamentos ligados em série, podendo operar tanto em corrente alternada quanto em corrente contínua.
II. O motor universal prático necessita ser construído com estator e rotor laminados para minimizar as perdas por correntes de Foucault.
III. Quando opera em corrente alternada, o faiscamento produzido nas escovas do motor universal diminui a vida útil do comutador e pode ser fonte de interferência por radiofrequência no ambiente próximo.
IV. Uma maneira eficiente de controlar a velocidade do motor universal é controlar a tensão aplicada ao enrolamento de campo.
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Analise as seguintes afirmativas sobre máquinas de corrente contínua. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Motores de corrente contínua com enrolamentos ligados em série possuem elevado torque de partida, o qual diminui com a aceleração da máquina, sendo apropriados para movimentar cargas de alta inércia, como trens de carga.
II. Em aplicações industriais, as máquinas de corrente contínua são mais baratas e robustas que os motores de indução de mesma potência.
III. O comutador de uma máquina de corrente contínua permite conectar uma fonte de energia elétrica ao rotor, no caso dos motores, ou coletar a energia elétrica gerada, no caso dos geradores.
IV. Deslocamento das escovas, interpolos e enrolamentos compensadores são métodos empregados para diminuir a produção de faíscas no comutador de máquinas de corrente contínua.
I. Motores de corrente contínua com enrolamentos ligados em série possuem elevado torque de partida, o qual diminui com a aceleração da máquina, sendo apropriados para movimentar cargas de alta inércia, como trens de carga.
II. Em aplicações industriais, as máquinas de corrente contínua são mais baratas e robustas que os motores de indução de mesma potência.
III. O comutador de uma máquina de corrente contínua permite conectar uma fonte de energia elétrica ao rotor, no caso dos motores, ou coletar a energia elétrica gerada, no caso dos geradores.
IV. Deslocamento das escovas, interpolos e enrolamentos compensadores são métodos empregados para diminuir a produção de faíscas no comutador de máquinas de corrente contínua.
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Engenharia Elétrica
A placa de identificação de um motor de indução apresenta as seguintes informações: Motor de indução trifásico,10 hp,380 V,4 polos,60 Hz, Ip/In igual a 6, gaiola de esquilo, ligação delta, fator de potência de 0,8, rendimento de 90%, fator de serviço de 1,15 e escorregamento nominal de 1%. Considere 1 hp igual a 746 W. Para o motor de indução descrito acima, assinale a alternativa correta.
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Analise as seguintes afirmativas sobre motores síncronos. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Em regime permanente, a velocidade do rotor dependerá da carga conectada ao eixo, diminuindo a velocidade com o aumento da carga.
II. As velocidades do campo girante e do rotor podem ser alteradas modificando-se a frequência das tensões aplicadas ao estator.
III. Quando utilizado, o enrolamento amortecedor diminui as oscilações transitórias de velocidade no rotor, além de atuar como gaiola de esquilo, possibilitando a partida do motor.
IV. Motores subexcitados são utilizados como compensadores síncronos, fornecendo reativo à planta onde estão conectados enquanto realizam trabalho.
I. Em regime permanente, a velocidade do rotor dependerá da carga conectada ao eixo, diminuindo a velocidade com o aumento da carga.
II. As velocidades do campo girante e do rotor podem ser alteradas modificando-se a frequência das tensões aplicadas ao estator.
III. Quando utilizado, o enrolamento amortecedor diminui as oscilações transitórias de velocidade no rotor, além de atuar como gaiola de esquilo, possibilitando a partida do motor.
IV. Motores subexcitados são utilizados como compensadores síncronos, fornecendo reativo à planta onde estão conectados enquanto realizam trabalho.