Filtrar


Questões por página:
Um circuito retificador, controlado de meia onda sem filtro, alimenta uma carga resistiva. O ângulo de disparo é tomado a partir do ponto em que a senoide passa por zero, com inclinação positiva (crescente). Quando o ângulo de disparo vale θ=00 , a tensão média na carga resistiva vale 50 V.

Qual o valor do ângulo de disparo θ, em graus, que permi- te desenvolver, na carga resistiva alimentada pelo mesmo circuito retificador controlado, um valor médio de 25 V?

A Figura acima corresponde à curva tempo corrente de atuação de disjuntores termomagnéticos que, de acordo com norma NBR, devem atuar para correntes de curto circuito entre 10 e 20 vezes o valor de sua corrente nominal.

Nessa condição, sua curva de disparo é classificada literalmente como

Os relés eletromecânicos, quando utilizados na proteção de motores elétricos em sistemas elétricos industriais de média tensão, 4160 V, apresentavam função individualizada. Assim, era necessário utilizar diversos relés para que todas as funções de proteção fossem atendidas. Atualmente, um único relé possui todas essas funções incorporadas, sendo as mais usuais: 49, 50, 46, 48, 51, 50 GS, 66 e 38

A função 48 corresponde à proteção
Tomando-se a fonte pontual luminosa halógena de potência nominal 100 W, fluxo luminoso de 1638 Lm, temperatura de cor 2400 K, vida média de 2000 h, tensão de 220 VCA, a intensidade luminosa (cd) por ela produzida, através de um ângulo sólido em uma direção, é

Dado:
π = 3,15
De acordo com a norma ABNT NBR-14039, as subestações de energia abrigadas devem ter iluminação artificial, obedecendo aos níveis de iluminamento fixados pela NBR 5413, e iluminação natural, sempre que possível.

Tais subestações devem ser providas de iluminação de segurança com autonomia mínima, em horas, igual a