Filtrar


Questões por página:

A tensão de circuito aberto, em volts, e a resistência equivalente, em ohms, relativos ao equivalente Thevenin do circuito acima, visto pelos pontos a e b, são, respectivamente,

A chave S representada no circuito acima alimentado pela fonte VFonte =12 V, encontra-se inicialmente aberta. Em t = 0 é fechada, permanecendo fechada a partir desse instante. No momento do fechamento da chave, o capacitor está descarregado e suporta em seus terminais uma tensão máxima de 250 V. Além disso, os demais elementos do circuito são ideais.

Qual o valor final da tensão, em volts, sobre o capacitor, decorrido um tempo igual a 100 constantes de tempo do circuito, isto é, 100 RC?

Um técnico de construção e montagem realiza duas medidas idênticas de tensão senoidal com frequência de 60 Hz em um mesmo par de terminais de um dado circuito energizado. Para isso, usou dois voltímetros (V1 e V2), instrumentos compatíveis com as características das medidas, recentemente aferidos e devidamente calibrados em laboratório especializado.

Ao final das medidas realizadas, encontrou dois resultados diferentes: o voltímetro V1 indicou 0 volts, e o voltímetro V2 indicou 220 volts.

Sabe-se que não existe nenhuma hipótese de os voltímetros estarem defeituosos, serem inadequados para a medida ou os métodos adotados nas medidas serem impróprios.

Sendo assim, qual a razão da diferença ocorrida entre as medidas feitas com o voltímetro V1 e com o voltímetro V2?
Quais são as grandezas elétricas representadas, respectivamente, pelas unidades: W; VAR; VA?
Considere que a tensão eficaz fase-neutro desenvolvida sobre uma carga ligada em estrela, alimentada por um sistema trifásico simétrico equilibrado e com sequência direta de fase vale 220 V.

Sendo assim, a tensão máxima fase-neutro e o valor eficaz da tensão de linha na carga, são, em volts, respectivamente,

Dados
√2=1,4
√3= 1,7