Filtrar


Questões por página:
A observação da sincronia no deslocamento toracoabdominal é o primeiro passo na avaliação dos músculos respiratórios. A alteração dessa sincronia pode levar a alterações no padrão respiratório. Em relação aos padrões de alteração respiratória, analise as afirmativas abaixo.
I - Durante a avaliação do deslocamento toracoabdominal, quando se observa um atraso de tempo entre o movimento do abdome e o do tórax, ocorre respiração anacrônica. II - A alternância de deslocamento entre os compartimentos do tórax e do abdome é um mecanismo fisiológico de defesa contra a fadiga com a finalidade de prolongar o tempo de endurance. III - Movimento paradoxal ocorre quando há movimentação oposta do compartimento abdominal e do tórax observado em pacientes com insuficiência ventilatória ou paralisia diafragmática.
Estão corretas as afirmativas
Homem de 30 anos foi vítima de acidente automobilístico, sofrendo uma lesão completa da medula espinhal. Ao exame fisicofuncional, o Fisioterapeuta encontra função preservada nos músculos diafragma, bíceps braquial, extensores do punho e tríceps braquial, e paralisia dos músculos da mão e dedos, tronco e membros inferiores. Com essas informações, o Fisioterapeuta conclui que o nível de lesão motora nesse caso é
Assinale a alternativa que NÃO apresenta efeito fisiológico da aplicação de ventilação não invasiva.
A avaliação da musculatura respiratória deve ser realizada de forma ampla e sistemática. A respeito dos objetivos da PImáx, analise as afirmativas.
I - Quantificar a gravidade de certas doenças cardiorrespiratórias.
II - Quantificar a fadiga muscular respiratória e sua progressão em pacientes com doenças neuromusculares.
III - Diagnosticar dispneia e disfunções dos músculos respiratórios.
IV - Avaliar a função muscular respiratória de pacientes inconscientes e preservada função cognitiva.

Está correto o que se afirma em
Paciente de 37 anos, feminino, procurou clínica de Fisioterapia especializada na saúde da mulher com queixa de necessidade de urinar repetidas vezes, com intervalo entre as micções inferior a duas horas, sem aumento do volume urinário. Essas alterações referem-se à