Filtrar


Questões por página:
Quando falamos de DPOC, as radiografias em fases iniciais podem apresentar poucas alterações, mas, com a progressão da doença, podemos observar outras alterações radiológicas importantes. Assinale a alternativa incorreta sobre as alterações radiológicas encontradas no paciente DPOC.
Dentro do âmbito hospitalar todos os profissionais da área da saúde devem se empenhar para prevenir e reduzir os índices de infecção hospitalar, trabalhando em equipe e se atualizando com orientações e informes essenciais. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta uma conduta incorreta sobre esse tipo de cuidado.
Dentro dos diferentes tipos de ataxia que encontramos de acordo com seu quadro clínico específico, assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre número (tipo de ataxia) e letra (quadro clínico).
1. Ataxia sensitiva.2. Ataxia Cerebelar.3. Ataxia do lobo frontal.
A. Apresenta base alargada, no teste index-index o dedo oscila mais durante o trajeto entre os alvos. B. Acentuada diferença com olhos abertos e fechados, deve-se pensar em polineuropatia periférica e déficits da coluna posterior. C. Marcha em pequenos passos, pode ser confundida com Parkinson e rigidez sem tremor ou em roda dentada.

Assinale a alternativa correta.
Leia o seguinte trecho:
“O ______ é responsável pela motricidade da língua e é testado avaliando a sua movimentação. A lesão do XII par é demonstrada pelo desvio da língua em direção ao lado lesado quando o paciente a coloca para fora. Uma fraqueza menos óbvia pode ser identificada colocando a ponta dos dedos do examinador em ambas as bochechas do paciente enquanto ele pressiona firmemente a sua língua contra a parte interna da bochecha alternadamente”.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A característica dessa patologia é o aumento da reabsorção óssea mediada por osteoclastos, com imediata formação óssea que conduz à produção de um osso maior em tamanho, menos compacto, mais vascularizado e mais suscetível a deformidades ou fraturas do que um osso normal. Os sinais e sintomas clínicos variam de um paciente para outro, dependendo do número e da localização das áreas afetadas, bem como da rapidez com que se dá o turnover do osso anormal. Quando há suspeita da doença, a avaliação diagnóstica deve ser cuidadosa, iniciando-se com detalhada história clínica e exame físico e sendo complementada com testes laboratoriais e radiológicos. A terapia específica contra a doença consiste em agentes com a capacidade de inibir a atividade dos osteoclastos. Diante do exposto, assinale a alternativa correta sobre qual patologia estamos nos referindo.