Filtrar


Questões por página:
A fadiga, depois da dispneia, é o sintoma com maior prevalência relatado pelos pacientes portadores de DPOC. Esse sintoma limita a execução de atividades que exigem esforço físico. Com relação à ocorrência de fadiga em pacientes com DPOC, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Provoca redução da qualidade de vida e é um fator limitante para as atividades cotidianas. ( ) Causa estresse muscular esquelético e metabólico. ( ) Aumenta o trabalho respiratório, diminuindo o estresse oxidativo. ( ) Associa-se à diminuição da capacidade funcional e ao aumento da mortalidade.
Assinale a sequência correta.
O envelhecimento é um processo do desenvolvimento normal, envolvendo alterações neurobiológicas, estruturais, funcionais e químicas. Neste processo, quedas e as consequentes lesões resultantes constituem um problema de saúde pública e de grande impacto social enfrentado hoje por todos os países em que ocorre expressivo envelhecimento populacional. Com relação às intervenções para controle do risco de queda, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Exercícios físicos que melhorem a força muscular. ( ) Exercícios físicos que melhorem o equilíbrio. ( ) Corrente interferencial para aumento da força muscular. ( ) Barras de apoio são considerados um controle de risco ambiental na indução de quedas.

Assinale a sequência correta.
J.P.L.,5 anos, masculino, acompanhado pela mãe, dirigiu-se a um Centro de Reabilitação local para tratamento de fratura. A imagem radiológica portada pela mãe está apresentada abaixo.


Imagem associada para resolução da questão



(Disponível em: https://th.bing.com/th/id/OIP.b1435X14h4meBDH0FQUgHAAAAA?rs=1&pid=ImgDetMain. Acesso em: 20/02/2024)


Após avaliação cinético funcional seguida de exames complementares, conclui-se tratar-se de
Músculo é considerado ativo quando estimulado pelo sistema nervoso. Sobre tipos de ativação muscular, analise as afirmativas.


I. Ativação isométrica ocorre quando um músculo está produzindo uma força de tração mantendo um comprimento constante. O torque interno dentro de um dado plano da articulação é igual ao torque externo.


II. Ativação concêntrica ocorre quando o músculo possui uma força de tração ao contrair-se. O torque interno na articulação excede ao torque externo.


III. Ativação excêntrica ocorre quando o músculo produz uma força de tração enquanto é alongado por outra força dominante. O torque externo ao redor da articulação é menor que o toque interno.


IV. Ativação isocinética ocorre com o exercício que, em velocidades angulares baixas, solicita força muito pequena em todo arco de movimento, permitindo menores ganhos, seja em termos de treinamento ou terapêuticos.


Está correto o que afirma em
A Tetralogia de Fallot é um exemplo de cardiopatia congênita caracterizada por