Filtrar


Questões por página:
Sobre os transtornos dissociativos, relacione adequadamente as colunas a seguir.
 
1. Fuga dissociativa.
2. Síndrome de Ganser.
3. Estupor dissociativo.
4. Transtornos de transe e possessão.
 
( ) Consiste numa produção voluntária de uma sintomatologia psiquiátrica grave; ocorre piora dos sintomas quando está sendo observado; a recuperação é repentina e o paciente alega amnésia para os acontecimentos.
( ) Ocorre uma pausa temporária tanto do senso de identidade pessoal quanto da consciência plano do ambiente; o indivíduo age como que tomado por uma personalidade ou divindade.
( ) Ocorre diminuição extrema ou ausência de movimentos voluntários e de responsividade normal a estímulos extremos como luz, ruído e toque; o prognóstico é bom e ocorre recuperação total.
( ) Paciente apresenta amnésia dissociativa associada de um afastamento físico de seus lares, locais de trabalho, mantendo os cuidados consigo, frequentemente assumindo nova identidade e ocupação; o episódio geralmente é breve, de horas a dias.
 
A sequência está correta em
O Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno que ocorre na maioria das culturas e em cerca de 5% das crianças e 2,5% dos adultos, segundo o DSM-V. São sinais ou sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, EXCETO:
Sobre o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), é INCORRETO afirmar que:
Sobre os transtornos somatoformes, relacione adequadamente as colunas a seguir.
 
1. Transtorno de somatização.
2. Transtorno conversivo.
3. Transtorno dismórfico corporal.
4. Síndrome de Munchausen.
 
( ) Preocupação com um defeito corporal imaginário ou uma distorção exagerada de um defeito mínimo ou sem importância, em que há sofrimento significativo ou prejuízo na vida pessoal, social ou ocupacional.
( ) Os pacientes normalmente produzem sinais de doenças físicas ou mentais e apresentam de forma enganosa suas historias; é mais frequente entre homens e trabalhadores de saúde; o objetivo primário é assumir o papel de paciente.
( ) Define-se pela presença de um ou mais sintomas neurológicos que não podem ser explicados por um transtorno neurológico conhecido, pode ter início em qualquer idade e acomete mais frequentemente as mulheres.
( ) É caracterizado por múltiplos sintomas somáticos que não podem ser explicados em exames físicos ou laboratoriais; são queixas variadas; múltiplos sistemas orgânicos são afetadas; é um transtorno crônico de evolução flutuante.
 
A sequência está correta em
O transtorno de compulsão alimentar periódico (BINGE) é um transtorno alimentar que faz diagnóstico diferencial coma bulimia nervosa. Assinale a alternativa que indica uma característica clínica que permite a diferenciação no diagnóstico de BINGE comparado ao da bulimia.