Filtrar


Questões por página:
Sobre os transtornos somatoformes, relacione adequadamente as colunas a seguir.
 
1. Transtorno de somatização.
2. Transtorno conversivo.
3. Transtorno dismórfico corporal.
4. Síndrome de Munchausen.
 
( ) Preocupação com um defeito corporal imaginário ou uma distorção exagerada de um defeito mínimo ou sem importância, em que há sofrimento significativo ou prejuízo na vida pessoal, social ou ocupacional.
( ) Os pacientes normalmente produzem sinais de doenças físicas ou mentais e apresentam de forma enganosa suas historias; é mais frequente entre homens e trabalhadores de saúde; o objetivo primário é assumir o papel de paciente.
( ) Define-se pela presença de um ou mais sintomas neurológicos que não podem ser explicados por um transtorno neurológico conhecido, pode ter início em qualquer idade e acomete mais frequentemente as mulheres.
( ) É caracterizado por múltiplos sintomas somáticos que não podem ser explicados em exames físicos ou laboratoriais; são queixas variadas; múltiplos sistemas orgânicos são afetadas; é um transtorno crônico de evolução flutuante.
 
A sequência está correta em
O transtorno de compulsão alimentar periódico (BINGE) é um transtorno alimentar que faz diagnóstico diferencial coma bulimia nervosa. Assinale a alternativa que indica uma característica clínica que permite a diferenciação no diagnóstico de BINGE comparado ao da bulimia.
Questão Anulada
A anorexia nervosa é um transtorno alimentar comum em mulheres jovens, caracterizado por um peso corporal anormalmente baixo, medo intenso de ganhar peso e distorção da percepção da imagem corporal. Além disso, pacientes com anorexia nervosa possuem traços de personalidade que contribuem para uma pior qualidade de vida. São traços de personalidade observados na anorexia nervosa, EXCETO:
Sobre os transtornos de personalidade, relacione adequadamente as colunas a seguir.
 
1. Transtorno da personalidade paranoide.
2. Transtorno da personalidade esquizoide.
3. Transtorno da personalidade esquizotípica.
4. Transtorno da personalidade antissocial.
5. Transtorno da personalidade anancástica.
 
( ) Rigidez e teimosia; preocupação com regras, listas e organização; aderência excessiva às convenções sociais.
( ) Pensamento e discurso extravagantes; crenças bizarras; pensamentos mágicos; desconfiança; e, experiências perceptivas incomuns.
( ) Irresponsabilidade e desrespeito por normas, regras e obrigações sociais; incapacidade de experimentar culpa e aprender com a experiência.
( ) Sensibilidade excessiva a contratempos e rejeições; suspeita recorrente e infundada sobre fidelidade do companheiro; tendência a distorcer e interpretar ações neutras ou amistosas como hostis ou desonrosas.
( ) Frieza emocional, afeto distante ou embotado; preferência por atividades solitárias; comportamento introspectivo e fantasioso; poucas atividades produzem prazer.
 
A sequência está correta em
“Paciente, 23 anos, G4P3A1, no 4º dia de puerpério, sem acompanhamento pré-natal regular. Relata dificuldade na amamentação do RN, porém enfatiza desejo de amamentação; refere, ainda, que com os outros dois filhos não teve dificuldade. Durante a anamnese percebe-se paciente com labilidade emocional, cansaço, insônia, ansiedade e segundo suas palavras “medo de não conseguir cuidar dos 3 filhos, que são tudo que tem na vida.” De acordo com quadro apresentado, assinale o diagnóstico mais provável.