Filtrar


Questões por página:
Os campos de experiência são possibilidades significativas para o desenvolvimento integral das crianças. A partir desses, cada escola poderá ampliar outras experiências, contemplando as curiosidades e peculiaridades de cada faixa etária. São campos de experiências que devem ser contemplados na metodologia de projetos na educação infantil, por ocasião do planejamento e organização das atividades, exceto:
O desenvolvimento cerebral que permitirá a aprendizagem ao longo da vida se inicia na gestação e tem especial relevância durante a primeira infância. Sobre essa temática, analise os itens abaixo:

I. No período intrauterino, o cérebro começa a se desenvolver entre a segunda e a terceira semana após a concepção, seguindo com a formação das primeiras células cerebrais, os neurônios e das conexões entre os neurônios, chamadas sinapses.
II. Por meio de um processo chamado “sinaptogênese”, o número de sinapses entre os neurônios se multiplica, chegando a 700 novas conexões por segundo, em algumas regiões cerebrais, no segundo ano de vida.
III. Após o período de desenvolvimento inicial, o cérebro ainda pode se modificar e, na verdade, o faz constantemente em resposta à experiência e aos estímulos aos quais está exposto; chamamos essa característica de plasticidade cerebral.
IV. O processo de desenvolvimento dos circuitos neuronais ocorre gradualmente sobre aqueles já estabelecidos; daí a importância da formação dos circuitos fundamentais nos primeiros anos de vida para o desenvolvimento futuro.

Mediante a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta.
“Atualmente, as crianças têm sido marcadas pela principal atividade infantil, “o brincar”, que tem se demonstrado relevante na formação das mesmas, sendo uma estratégia de ensinar e aprender, pois demonstra características comportamentais fundamentais para a faixa etária na qual seja desenvolvida.” (Louchard e Louchard,2015, p.16).
Sobre a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem infantil, assinale a alternativa correta.
Sobre Alfabetização e Letramento, é CORRETO afirmar que:
De acordo com os documentos oficiais, publicados pelo Ministério da Educação e Secretarias Municipais de Educação, são habilidades compreendidas no processo de alfabetização:

1. Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação). 2. Dominar as convenções gráficas (letras maiúsculas e minúsculas, cursiva e script). 3. Conhecer o alfabeto. 4. Compreender a natureza alfabética do sistema de escrita. 5. Dominar as relações entre grafemas e fonemas.

ssinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.