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É correto afirmar que uma organização, privada ou pública, ao criar e manter com seus recursos a sua própria agência de notícias, e que, dessa maneira, beneficie-se da Internet como plataforma multimídia, enquadra-se em uma nova modalidade de jornalismo, o jornalismo corporativo.
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Quando um fato prejudicial a uma empresa ou organização é transformado em notícia ou reportagem, o procedimento adequado é admiti-lo e informar as providências tomadas relativas ao ocorrido. Se o fato for inverídico, é preciso providenciar um desmentido. Ignorar a notícia ou reportagem pode denotar culpa presumida.
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Há uma tendência, entre os autores que tratam de gerenciamento de crises, em favor de uma conduta proativa por parte das organizações, que consiste em encenar as situações previsíveis e treinar os quadros funcionais para as eventualidades.
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Em caso de publicação de matéria jornalística danosa à reputação de uma empresa ou organização, não se deve procurar o repórter para que ele, autor da reportagem, providencie os esclarecimentos. Nesse caso, a melhor opção é o envio de uma carta amplamente esclarecedora, além da reivindicação de matéria reparadora sobre o fato.
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Ao saber de uma pauta negativa em curso de investigação por parte de um jornalista, o procedimento adequado é prevenir o corpo diretivo, preparar fontes credenciadas para a eventualidade de um desmentido e aguardar a divulgação da matéria, uma vez que existe a possibilidade de que a matéria não venha a ser publicada ou não represente prejuízo que justifique um esclarecimento público.