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Questões por página:
Em Técnicas de Codificação em Jornalismo, Mário Erbolato, classifica as notícias em quatro grupos:

1. Quanto aos elementos que as compõem;

2. Quanto à ocorrência em si;

3. Quanto à oportunidade de publicação;

4. Quanto ao local de ocorrência. Relacione cada um dos grupos às respectivas subdivisões

( ) previsíveis, imprevisíveis e mistas

( ) internacionais, nacionais e locais

( ) sintéticas e analíticas

( ) competitivas e features

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Os fatos não deveriam ser narrados cronologicamente, mas expostos; não ordenados pela sequência temporal, mas por sua importância (definida a partir dos interesses de um suposto “leitor-médio”).

(Adaptado de: RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Jornalismo, literatura e política: a modernização da imprensa carioca nos anos 1950. In. Estudos Históricos, n.31,2003. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV)

Essa é a definição de

Com raríssimas exceções, pode-se dizer que hoje não mais existem veículos com uma linha editorial. Essa coisa quase extinta é bastante difícil de se definir e as pessoas praticamente não percebem quando ela está lá. Inconscientemente, os leitores mais sensíveis sabem que determinado periódico tem uma “cara” com a qual eles se identificam - mas, se perguntados, não saberiam defini-la de maneira objetiva.
(Adaptado de: BORGES, Julio Daio. A tal da linha editorial. In: Observatório da Imprensa)
A partir do texto acima é correto afirmar que linha editorial

Dadas as seguintes características:

I. Texto que recupera um fato já noticiado procurando atualizar o leitor.

II . Trata-se de um texto que visa chamar a atenção do leitor para a leitura da matéria interna.

III . Tem a função de descrever melhor um personagem ou ambiente, complementando a notícia principal.


Essas características correspondem, correta e respectivamente, a

Os profissionais da área da Comunicação aprendem que o maior valor de seu trabalho é a credibilidade; se o público não mais acreditar no que veiculam, não há razão para que existam. A credibilidade conduz à ética, que prima pelo(a):