Filtrar


Questões por página:
Dois times de futebol se enfrentaram em uma final de campeonato. Independentemente do resultado esportivo, é praxe o envio de repórteres aos clubes no dia seguinte à partida para realizar entrevistas ou colher informações relativas ao pós-jogo. O editor de esportes destaca então os ângulos a serem abordados na cobertura dos repórteres e sugere perguntas.
O procedimento acima descrito é conhecido pelo seguinte termo jornalístico:
O jargão jornalístico “expediente” é empregado para designar os dados gerais de uma publicação, bem como funções e nomes dos responsáveis por determinadas tarefas. Uma reportagem em vídeo deve apresentar o nome do repórter e do cinegrafista, além de outras informações que o editor julgar pertinentes.
Já ao término de um telejornal, por exemplo, são veiculados o logotipo da empresa jornalística e os nomes dos ocupantes dos cargos de apresentadores, editores, produtores, videografistas, gerentes e diretor de jornalismo.
A veiculação desse tipo de informação é expressa pelo termo:
O programa foi ao ar pela primeira vez na década de 1930 e era, por força de lei, transmitido por todas as estações de rádio. Com uma hora de duração, trazia como trilha musical de abertura um trecho da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes. Embora repaginado, continua no ar, sendo veiculado entre 19h e 22h. O formato, de modo geral, é dividido em blocos para as notícias dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
Essa descrição refere-se ao programa:
“O Brasil veio a conhecer a atividade de imprensa relativamente tarde em relação a outros países do continente. Enquanto ela chegou ao México em 1539, ao Peru em 1583 e às colônias inglesas por volta de 1650, a reprodução gráfica aportou no Brasil sob o manto da coroa portuguesa, fugida para cá em 1808” (MARINGONI, Gilberto. AGOSTINI, Angelo. A imprensa ilustrada da Corte à Capital Federal,1864-1910. Pg.26. Devir Livraria, 2011).
São características predominantes de determinada publicação datada de 10 de setembro de 1808: o fato de ser a única permitida a circular na colônia; a existência de textos elogiosos a respeito da família reinante; possuir quatro páginas e não apresentar imagens.
A publicação impressa a que o enunciado se refere é:
“Na história da radiodifusão, um invento possibilitou mobilidade aos receptores que, até então, eram grandes e pesados”.
Se antes os aparelhos ocupavam lugar de destaque como mobília na sala de estar das famílias brasileiras, a miniaturização do rádio possibilitou a portabilidade.
Das tecnologias apresentadas a seguir, a que representa a evolução dos aparelhos receptores é: