Filtrar


Questões por página:
A historiografia da educação física escolar registra várias tendências e abordagens pedagógicas, todas elas marcadas pelas demandas científicas sociais e políticas do seu tempo. Dentre essas tendências, pode-se identificar uma que apresenta forte caráter eugênico, defesa da ideia de saúde utilitarista e um acentuado caráter médico, chamada de
A cultura corporal se apresenta na educação física escolar por meio de alguns conteúdos social e politicamente reconhecidos, dentre os quais pode-se destacar o esporte. A literatura especializada sobre esporte e educação física destaca a multiplicidade de conceituação deste fenômeno social, dentre as quais destaca-se o esporte participação (ludicidade/lazer), o esporte educação (ensino/formação) e o esporte de rendimento (performance atlética). Com base na literatura, pode-se afirmar que o esporte educação se caracteriza por
É fundamental que o docente da educação física conheça as fases do desenvolvimento motor humano para que possa planejar e desenvolver sua atividade docente de forma adequada. Tendo como base a literatura científica sobre desenvolvimento motor, pode-se afirmar que
A literatura científica sobre treinamento recomenda que seja realizada previamente avaliação física e verificação do nível de saúde e das aptidões física dos indivíduos antes da prescrição de qualquer exercício físico, garantindo-se resultados duradouros, aplicação adequada do volume e intensidade do treinamento e evitando-se lesões. Neste contexto, as diretrizes científicas recomendam que os exercícios prescritos para a mudança de composição corporal, visando à redução de massa gorda e /ou ao aumento massa magra são exercícios
Pensando em uma perspectiva epistemológica, pode-se afirmar que as lutas são