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A prática regular de atividade física na 3ª idade tem se revelado como um fator determinante no que diz respeito a qualidade de vida e bem-estar. Nesse sentido, para promover a saúde existem indicativos e recomendações quanto a prática do exercício aeróbico para idosos. Sobre essas é CORRETO afirmar que: I. Quanto à frequência esta deve ser de no mínimo de 5 dias/semana para atividade de intensidade moderadas ou de 3 dias/semana para atividades de intensidades vigorosas. II. Quanto à intensidade esta deve ser em uma escala de zero a 10 para o nível de esforço,5 a 6 para intensidade moderada e 7 a 8 para intensidade vigorosa; III. Quanto ao tempo para as atividades moderadas acumular pelo menos 30 ou até 60 min/dia, ou pelo menos 20-30 min/dia de atividades de intensidade vigorosa
O termo adulto mais velho (definido como pessoas ≥ 65 anos) representa um espectro diversificado de idades e capacidades fisiológicas. Com relação a prescrição do exercício físico para essa população, observa-se que de acordo com os principais órgãos regulamentadores da prescrição de exercício físico, que as orientações gerais que se aplicam aos adultos também fundamentam a prescrição do exercício físico para essa população (ASCM,2008, ASCM 2011). No entanto, há algumas ressalvas específicas para a população em questão. Sobre essas, é CORRETO afirmar que:
O reconhecimento da importância da inserção do profissional de Educação Física na operacionalização de políticas públicas voltadas a promoção e prevenção em saúde vem crescendo nas últimas décadas. Estudos comprovam que a prática regular de atividades físicas e a adoção de um estilo de vida ativo são fundamentais para a prevenção primária e tratamento de inúmeras doenças crônicas não transmissíveis, principalmente as relacionadas às doenças cardiovasculares e o câncer. Está associada também a prevenção ou a redução da osteoporose, melhora da capacidade funcional e bem-estar psicossocial, além de reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão (Schuh et al.,2015). Assim, o profissional de educação física foi então incluído no Núcleo de apoio à saúde da família (NASF). Sobre essa inserção é INCORRETO afirmar que:
O treinamento resistido consiste em uma atividade voltada para o desenvolvimento das funções musculares através da aplicação de sobrecargas, podendo esta ser imposta através de pesos livres, máquinas específicas, elásticos ou a própria massa corporal (FLECK; KRAEMER,2006). A sua popularidade entre pré-púberes e adolescentes tem aumentado espantosamente durante a última década. Nesse sentido, sobre o treinamento resistido para crianças e adolescentes pode-se afirmar que: I. Crianças e adolescentes podem participar com segurança em atividades com treinamento resistido desde que recebam instrução e supervisão apropriadas; II. Em geral, podem ser aplicadas as diretrizes para adultos para o treinamento resistido; III. Podem ser realizadas 8 a 15 repetições de um exercício até o ponto de fadiga moderada com uma boa mecânica antes da resistência ser aumentada.
As diretrizes para a prescrição do exercício físico para crianças e adolescentes estabelecem a quantidade mínima de atividade física necessária para conquistar os vários componentes da aptidão física relacionada a saúde (ASCM,2008 pg.128). Sobre essas diretrizes é CORRETO afirmar que: I. Crianças e adolescentes devem ser exercitar pelo menos 3-4 dias/semana e, de preferência, diariamente. II. A intensidade da atividade física para essa população deve ser no máximo moderada. III. Uma ampla variedade de atividades que sejam agradáveis e apropriadas do ponto de vista desenvolvimental para a criança ou adolescente; estas podem incluir caminhada, brincadeira ativa/ jogos, dança, esporte e atividade de fortalecimento dos músculos e dos ossos.