Filtrar


Questões por página:

Para Mankiw (2013), ao se pensar nos diversos tipos de bens existentes na economia, é útil agrupá-los segundo duas características: 1) O bem é excludente? As pessoas podem ser impedidas de usá-lo?; 2) O bem é rival? O fato de uma pessoa usar um bem reduz a possibilidade de que alguém mais possa usá-lo?



Nesse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as categorias dos bens às suas respectivas características.



COLUNA I


1. Recursos comuns


2. Bens artificialmente escassos


3. Bens privados


4. Bens públicos



COLUNA II


( ) São excludentes, mas não rivais.


( ) Não são nem excludentes nem rivais.


( ) São rivais, mas não excludentes.


( ) São tanto excludentes quanto rivais.



Assinale a sequência correta.

Sobre os antecedentes históricos da intervenção do governo na economia, conforme Riani (2013), a visão de que o governo deveria assumir a responsabilidade por atividades de interesse geral, não porque o setor privado não seria capaz de provê-las, mas simplesmente porque ele não o faria, é atribuída a
No contexto da discussão sobre passivo monetário e passivo não monetário do Banco Central, Lopes e Vasconcellos (2008) deduzem quais são os fatores de expansão e contração da base monetária.

Sobre esse tema, são considerados fatores de expansão da base monetária, exceto:
Analise as afirmativas a seguir sobre os bens econômicos em função da elasticidade-renda da demanda, que é calculada como a variação percentual da quantidade demandada dividida pela variação percentual da renda.

I. Como a quantidade demandada e a renda movem-se na mesma direção, os bens normais têm elasticidade-renda positiva.


II. Como a quantidade demandada e a renda movem-se em direções opostas, os bens inferiores têm elasticidade-renda negativa.


III. Os bens supérfluos tendem a apresentar elevada elasticidade-renda porque os consumidores sabem que podem passar sem eles se sua renda for baixa demais.

Estão corretas as afirmativas
Para Mankiw (2015), o modelo de demanda agregada, chamado de modelo IS-LM, é a principal interpretação da teoria de Keynes e objetiva mostrar o que determina a renda nacional para qualquer nível de preços estabelecido.

Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.