Filtrar


Questões por página:
A mensuração dos agregados econômicos é fundamental para a avaliação do desempenho da economia e para a formulação das políticas fiscal e monetária. A diferença entre o Produto Interno Bruto (PIB) e o Produto Nacional Bruto (PNB) deve-se a qual item abaixo indicado?
Considere o equilíbrio monetário no modelo IS-LM, igualando a oferta real de moeda à demanda real por moeda. A respeito da curva LM, pode-se dizer que: I) Aumentos nos impostos deslocam a LM. II) A inflação aumenta a oferta monetária real. III) O efeito da renda agregada Y sobre o investimento I neutraliza a LM. IV) Alterações na oferta monetária deslocam a curva LM. V) Produto e taxa de juros são positivamente relacionados ao longo da LM.
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
Admita a função IS em uma economia fechada na qual o investimento agregado I, o gasto público G e a tributação T sejam constantes. Suponha também que a população adote a função consumo C = Co + c(Y − T), onde Co é o consumo autônomo, c a propensão marginal a consumir e Y − T a renda disponível. Todos então resolvem poupar mais, reduzindo o consumo autônomo Co, mantendo inalterada, porém, a propensão a consumir. Nessa hipótese, marque a opção que engloba as alternativas corretas, considerando o equilíbrio final da economia: I) O produto de equilíbrio Y diminui. II) O consumo agregado C não se altera. III) A poupança agregada S aumenta. IV) O consumo agregado C diminui. V) A poupança agregada S não se altera.
Considere que existam apenas dois países A e B produzindo um único bem cada, ou seja, A produz trigo e B aço. Seus respectivos preços unitários são PA (preço por tonelada de trigo em moeda de A) e PB (preço por tonelada de aço na moeda de B). Considere a taxa de câmbio nominal E, definida como a quantidade da moeda de A por uma unidade da moeda de B. Então, a taxa de câmbio real, indicando a relação de troca de uma tonelada de trigo em termos de toneladas de aço, é fornecida pela expressão: