Filtrar


Questões por página:
Quando estudamos sobre a cinética química (velocidade das reações) o estudo do mecanismo de reação é imprescindível, visto que os químicos descobriram que uma reação química geralmente não se realiza em uma única etapa. Desta forma, podemos dizer que as várias etapas que podem ocorrer em uma reação denomina-se mecanismo de reação. Sobre isto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A lei de velocidade é a equação matemática que exprime como as concentrações interferem na velocidade de uma reação a uma determinada temperatura.
( ) Só é possível determinarmos a ordem de uma reação somando os expoentes a que se devem elevar as concentrações dos reagentes exclusivamente para se obter a lei de velocidade de reação.
( ) Molecularidade é o número de moléculas que se chocam em cada etapa da reação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A respeito do complexo ativado, analise as afirmativas abaixo.
I. Os químicos admitem que, ao se chocarem, as moléculas transformam parte de sua energia cinética em potencial, adquirindo, o conjunto resultante do choque, alta energia potencial. Este conjunto forma um composto intermediário, chamado complexo ativado.
II. O complexo ativado representa um estado instável que se chama estado de transição. Esse estado de transição comum à reação direta e à inversa.
III. Ao romper-se, o complexo pode tanto ocasionar a formação dos produtos como a recuperação dos reagentes. Em outras palavras, só conseguem formar o complexo ativado as moléculas com energia cinética mínima necessária que se choquem adequadamente.
Estão corretas as afirmativas:
A acidez do solo é considerada um dos graves problemas para a cultura de diversos produtos agrícolas.
“Apesar dos conceitos básicos de acidez e da capacidade de troca de cátions (CTC) serem bastantes conhecidos, tanto nas regiões de clima temperado como nas regiões de clima tropical, ainda existe muita confusão gerada pelo uso inadequado destes conceitos na solução de problemas ligados à fertilidade do solo”. (CAMARGOS,2005)
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. Acidez ativa é dada pela concentração de H+ livre na solução do solo, que é liberada pelas substâncias que compõem a acidez potencial e é medida pelo valor de pH, em escala que, para a maioria dos solos do Brasil, varia de 4,0 a 7,5.
II. A acidez ativa é muito fácil de ser corrigida, pois em 1 ha com pH = 4,0, com 25% de água, precisa apenas de 2,5 kg de CaCO3 para ser corrigido. Porém, à medida que se neutraliza o H+ em solução, as substâncias que compõem a acidez potencial passam a liberar mais H+ que tende a manter, ao final de reações no solo, altos índices de acidez ativa.
Assinale a alternativa correta.
No ano de 450 a. C, dois filósofos gregos, Demócrito de Abdera e Leucipo de Mileno, imaginaram que, se dividíssemos em tamanhos cada vez menores um corpo qualquer, chegariam em um ponto que esta divisão seria impossível de continuar. Naquele período, isto se tratava apenas de um pensamento filosófico sem bases experimentais. Na história da evolução dos modelos atômicos, muitos experimentos foram necessários para chegarmos ao modelo atual. Sobre alguns dos modelos atômicos que foram elaborados ao longo da história da construção da estrutura atômica, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Sommerfeld propõe que a energia do elétron seria determinada pela distância em que ele se encontra do núcleo e pelo tipo de órbita que descreve.
( ) Hantaro Nagaoka, em 1903, sugeriu um modelo atômico formado por pares de cargas positivas e negativas, aos quais chamou de “dinamidas”. E estes pares de cargas ficariam em blocos flutuantes no espaço.
( ) Em 1904, Philipp Lénard publicou no Japão uma descrição do carbono, bem moderna para época, ele sugeriu que o átomo era constituído de um anel de elétrons ao redor de um centro muito denso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A tabela a seguir corresponde aos valores encontrados para Kc em determinada temperatura, para o equilíbrio químico da ração de formação do monóxido de nitrogênio. Nesta reação, sabemos que 1 mol de gás nitrogênio no estado gasoso, reage com 1 mol de gás oxigênio no estado gasoso, formando 2 mols de monóxido de nitrogênio gasoso.
Imagem associada para resolução da questão


Diante dos valores acima, assinale a alternativa que apresenta maior concentração de monóxido de nitrogênio.