Filtrar


Questões por página:
Um grupo de alunos de graduação em Química tentou fazer a simulação da mistura de gases de um vulcão adicionando 3,2 g SO2,12,0 g de H2O e 0,44 g de CO2 em um recipiente de 20 l e mantido em 120,0°C. Sobre essa experiência, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A pressão total do sistema é maior que a soma das pressões parciais dos gases do experimento. ( ) A quantidade de matéria total no recipiente é a soma do número de mols de cada gás do recipiente. ( ) A pressão parcial de cada gás (Pi) é dado pela fração (ni/ntotal) da pressão final, representada pela equação Pi = Xi.P, onde Xi = ni/ntotal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Os gases ideais seguem as leis e equações quando P → 0, o que ocorre em poucas situações e em condições especiais. Já os gases chamados reais são aqueles que possuem comportamentos diferentes daqueles preditos pela Lei dos Gases Ideais, principalmente em altas pressões ou baixas temperaturas. Assinale a alternativa correta.
Sobre a Teoria Cinética dos Gases, temos que o modelo cinético é baseado em quatro hipóteses:
I. As partículas se comportam tanto como onda e como partícula. II. As moléculas não influenciam umas às outras, nunca. III. As moléculas de um gás são pontos infinitesimalmente pequenos. IV. Um gás consiste em uma coleção de moléculas em movimento aleatório contínuo.
Estão corretas as afirmativas:
Observe as seguintes situações:
1.40,0 mg de Ar está confinado em um frasco de 0,0500 l a 27°C.2.40,0 mg de Kr está confinado em um frasco diferente de 0,0500 l a 27ºC.
A constante universal dos gases é 8,314462 L.kPa.K-1.mol-1. Massa molar aproximada: Ar = 40 g/mol, Kr = 80 g/mol.
Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. Para ter a mesma pressão do Ar, o Kr tem que estar a 600K. II. Para que os 2 gases tenham a mesma pressão, as temperaturas do Ar e do Kr devem ser iguais. III. O número de mol (n) do Kr é o dobro do número de mols do At.
Estão corretas as afirmativas:
Um experimento com um gás inerte foi conduzido, a partir de 500 ml desse gás a uma temperatura de 300K foi observada uma pressão de 100 KPa. Para observar suas propriedades, esse mesmo gás foi comprimido a 250 ml e levado à temperatura de 270K. Com esses dados expostos, analise as afirmativas a seguir. A constante universal dos gases é 8,314462 L.kPa.K-1.mol-1 .
I. A pressão final será menor que a inicial pois houve a diminuição da temperatura do experimento. II. A pressão final será maior apesar de haver a diminuição da temperatura do experimento. III. A pressão final será menor que a inicial, pois na reação que ocorre no experimento, o número de mols do gás diminui, conforme Lei de Avogadro. IV. Não há alteração na pressão final, pois com a reação que ocorre no experimento, o número de mols do gás diminui enquanto a pressão aumenta, um compensando o outro.
Estão corretas as afirmativas: