Filtrar


Questões por página:
Um procedimento foi desenvolvido para a determinação de íons cálcio em uma solução aquosa. A uma alíquota de 200 mL dessa solução foi adicionado excesso de ácido oxálico (H2 C2 O4 ). Em seguida, adicionou-se amônia, de modo a precipitar todo o cálcio presente na amostra na forma de oxalato de cálcio. O precipitado foi filtrado, seco e calcinado, de acordo com a seguinte reação:


CaC2 O4 (s) → CaO (s) + CO (g) + CO2 (g)



Após o resfriamento, a massa de óxido de cálcio na amostra foi de 112 mg.
A concentração de íons cálcio, em g L-1, na solução aquosa é


Dado Ca = 40 g mol-1, C = 12 g mol-1, O = 16 g mol-1
O sorbitol é um composto usado como adoçante em alimentos. Esse composto corresponde a um dos estereoisômeros do composto representado pela seguinte fórmula estrutural:


Imagem associada para resolução da questão


O número de átomos de carbono assimétrico no composto apresentado na fórmula estrutural é igual a
Uma rota industrial para a produção de metanol consiste na reação de adição entre monóxido de carbono e gás hidrogênio. Na reação de 8 kg de gás hidrogênio em excesso de monóxido de carbono, há formação de 48 kg de metanol.
A porcentagem de rendimento dessa reação é igual a


Dado H = 1 g mol-1, C = 12 g mol-1, O = 16 g mol-1
A dissolução de sais em água pode acarretar a formação de soluções com diferentes valores de pH. Em um experimento, foram preparadas 3 soluções aquosas com concentração 0,5 mol L-1 , cada uma contendo um dos seguintes solutos: cianeto de sódio, cloreto de amônio e nitrato de potássio. Em seguida, determinou-se o pH de cada solução.
Ordenando-se as soluções em ordem crescente de pH, tem-se a seguinte sequência de solutos:
Hemiacetais são compostos formados na reação entre aldeídos e álcoois.
O mecanismo químico dessa reação é a